Quem trabalha com a fabricação de produtos sabe: tempo é dinheiro. Se antigamente as máquinas levavam horas para iniciar a produção, hoje a preocupação dos fabricantes de equipamentos para sorvete é lançar mão da tecnologia para otimizar os processos e acelerar a produção de sorvetes.
Além disso, algumas dicas também podem ser bastante úteis na hora de organizar a produção de modo a aumentar o rendimento. O post de hoje é exatamente sobre isso: como e por que acelerar a produção de sorvetes? Confira!
Relação entre produção e tempo
Não é preciso muito esforço para saber que o tempo de produção influencia diretamente nos resultados finais de quem fabrica algo — no nosso caso, sorvetes. Para quem já conta com uma demanda volumosa, o desafio pode ser ainda maior. Isso porque é necessário reduzir o tempo de produção para que se possa produzir ainda mais.
Com relação às máquinas, o cenário mudou bastante graças à tecnologia. Até há pouco tempo, havia equipamentos no mercado que levavam um bom tempo para iniciarem a produção, isto é, para poderem receber a calda e dar início ao processo de resfriamento. Era bastante comum que o fabricante precisasse ligar a máquina muitas horas antes para que tudo estivesse de acordo até o horário de iniciar a produção. Além da limitação e da perda de tempo, esse tipo de situação tornava o processo muito lento e pouco prático.
Considere uma produtora de sorvete de massa, por exemplo, que produz até 50 litros de sorvete por hora. Se o equipamento levasse 2 horas para iniciar a produção, seriam 100 litros de sorvete a menos ao final do dia. Atualmente, há máquinas de sorvete que têm início imediato: sem espera e sem perda de tempo.
Além do detalhe do tempo de início de produção, há outras especificações que podem auxiliar quem deseja acelerar os processos. No mercado, há máquinas com as mais diversas capacidades de produção. Das que produzem poucos litros — ou picolés — por hora até as que fabricam na casa do milhar. Confira abaixo algumas opções:
Acelerar a produção de sorvetes com máquinas
Vale a pena pensar em renovar os equipamentos se o seu interesse é dobrar ou triplicar a produção sem comprometer o tempo de trabalho. E o melhor de tudo é que opções não faltam!
Máquina de picolé
Produtoras de picolé são máquinas que necessitam de álcool para o trabalho de resfriamento. Assim, o tempo para início de produção é inevitável. Mas o que você deve prezar é pela tecnologia que o fabricante propõe: há máquinas que, pela união de qualidade e inovação, conseguem reduzir ao máximo esse tempo de espera e ainda oferecer uma variedade de equipamentos que variam de acordo com a capacidade de produção.
Se a sua demanda ainda não é enorme, mas você já sente falta de um equipamento mais ágil, uma produtora com capacidade para até 500 picolés por hora pode já fazer a diferença. Uma máquina dessa, por exemplo, leva apenas 40 minutos para iniciar a produção!
Para as gigantes do mercado de sorvetes, uma máquina que produz 8.000 picolés por hora pode ser bastante eficiente.
Máquina de sorvete de massa
No caso das produtoras de sorvete de massa, também há bastante variação de acordo com a capacidade de produção. Das que produzem 50 litros de sorvete por hora até as que garantem até 180 litros no mesmo período de tempo. Nesse tipo de máquina, também há a vantagem do início imediato, já que o equipamento não faz uso de álcool para o resfriamento.
O ideal é escolher a capacidade de produção de acordo com a demanda que se, mas, principalmente, considerando a rotina de produção que mais lhe interessa. E é sobre isso que falaremos no próximo tópico!
Acelerar a produção com hábitos
Alguns hábitos e métodos de organização podem ajudar a otimizar o tempo de produção e, assim, garantir bons números ao final do mês.
Organize a rotina de produção
Quando se tem uma produtora que fabrica 500 picolés por hora, por exemplo, e a sua demanda é de 1.000 picolés por dia, isso não quer dizer que diariamente você deve ligar a sua máquina e produzir durante 2 horas. Quando falamos em organizar a rotina de produção, falamos em analisar qual é a maneira mais prática e eficiente de fabricar o seu produto.
No caso dos sorvetes que têm um prazo de validade maior e não têm sua qualidade comprometida pelo tempo, uma boa saída é se organizar por dias de produção. Veja qual é a sua demanda semanal ou mensal e distribua esse número de acordo com dias dedicados 100% à fabricação. Nesses dias, você tentará tirar o máximo de proveito do funcionamento da sua máquina, nem que, para isso, ela precise trabalhar o dia todo. Assim, você produz um grande volume em 1 ou 2 dias e garante o fluxo do restante da semana ou do mês.
Organize os produtos a serem fabricados
Outra dica de organização que pode ajudar bastante a acelerar a produção de sorvetes é categorizar os tipo de produto que serão produzidos de acordo com as semelhanças que eles têm entre si. Por exemplo: primeiro fabrique todos os picolés que precisam de banho de chocolate, assim você aproveita o trabalho da cuba de derretimento e economiza tempo e matéria-prima. Você também pode aproveitar e fabricar de uma vez aqueles que têm a mesma base e só se diferem por conta do recheio. Pense em estabelecer um dia na semana ou um período do dia para que cada tipo seja produzido.
Agora que você já conferiu algumas dicas de como acelerar a produção de sorvetes, que tal organizar e planejar a sua fabricação? Se você se interessa pela fabricação de picolés, o post sobre as 4 máquinas para picolé que não podem faltar na sua produção pode te ajudar!