+55 (16) 3368-0000 polosulsc@polosulsc.com.br

Em tempos de crise, conseguir manter o emprego já é motivo de felicidade. Com a economia fragilizada e o desemprego tomando conta, é impensável a ideia de abrir mão do próprio cargo em nome do desejo de empreender. Mas, nós sabemos também que, com a alta dos preços e o corte de salários, fica difícil manter tudo sob controle apenas com o que chega à nossa conta no 5º dia útil. E é aí que entra a vontade (e a necessidade) de ter uma renda extra!

Com esse quadro econômico — e também social —, as fontes de dinheiro extra têm atraído mais e mais pessoas interessadas em conciliar o trabalho fixo com a vontade de ser dono do próprio negócio. Por isso, nós preparamos hoje uma lista com 6 dicas para quem está buscando por uma renda extra!

 

1. Reflita sobre o que você sabe fazer

Todos nós temos habilidades com algumas coisas que costumamos desenvolver com mais facilidade. Você pode pensar em transformar isso em um maneiras de conquistar um dinheiro a mais no final do mês. Seja artesanato, aulas particulares, serviços que você pode prestar, etc. Se você sabe fazer alguma coisa, por que não rentabilizá-la?

 

2. Analise diferentes mercados

Se você já tem uma lista de possíveis negócios em mente, uma boa tarefa de reflexão é procurar saber sobre o mercado e seu desenvolvimento. Pretende atuar no ramo de sorvetes, por exemplo? Saiba como a área tem se desenvolvido no Brasil! Pensou em investir no mercado de doces? Pesquise e veja como têm sido as vendas e a procura!

 

3. Procure sempre fabricar o próprio produto (desde o começo!)

A ideia de revenda pode ser bastante tentadora, mas, ao mesmo tempo, pode não ser uma boa opção a longo prazo. Considerando que a fabricação própria gera produtos com um custo de produção menor, imagine que mais para frente você queira expandir os negócios e reverter esse quadro. Nesse momento teremos 2 problemas, um em consequência do outro: a produção própria pode desagradar um público que já está acostumado com um tipo de produto — o que você tem vendido até então —; e, dessa maneira, você acaba ficando refém da revenda para sempre.

 

4. Saiba o que você precisará para o novo negócio

O segredo para o sucesso em praticamente tudo na vida é, na verdade, bastante simples: se organizar. Se organize, pesquise, tome conhecimento das coisas. Se o ramo que você está almejando envolve equipamentos, saiba quais são eles; além disso, é importante saber quais são essenciais e quais podem ser adquiridos posteriormente (lembre-se: a ideia é ganhar uma renda extra e não se endividar). Para produzir o seu produto, o que você vai precisar? São necessários ingredientes? Quais?

Esteja por dentro das necessidades que o seu plano tem. Deixar para pensar nesses detalhes somente na hora que você precisar deles pode te fazer perder tempo e dinheiro.

 

5. Programe o seu tempo

Por se tratar de uma renda extra, é importante que você programe o seu tempo para dar conta da dupla jornada. Mas não se assuste: não é impossível; basta organização e disciplina. Anote o tempo que você precisará para se dedicar a cada processo e, em seguida, anote o tempo semanal (ou diário ou mensal, depende do perfil do seu negócio) que você tem disponível. Encaixe tudo nas lacunas e maneje as tarefas conforme suas respectivas necessidades e urgências.

 

6. Tome a iniciativa!

Talvez essa seja a dica mais importante e valiosa de todo o processo de conquista da renda extra: entre em ação. Portando todas as informações principais, os conhecimentos necessários e a organização exigida, coloque tudo em prática e veja o seu negócio nascer!

 

Quer saber mais sobre renda extra? Confira nossos posts sobre o assunto!