+55 (16) 3368-0000 polosulsc@polosulsc.com.br

Nos dias de hoje, o desejo de investir em uma renda extra para auxiliar nas despesas é uma vontade de muitas pessoas. Isso porque o salário fixo nem sempre é suficiente para pagar as contas ou, então, a renda extra é vista como uma alternativa para conseguir economizar, já que a renda fixa é comprometida com os gastos mensais.

Mas afinal, quando é a hora certa de investir em uma renda extra? Essa pergunta pode até parecer óbvia, já que se deseja investir em uma renda extra quando se tem a necessidade de dinheiro, não é mesmo? É. No entanto, existem outros pontos que devem ser levados em consideração e analisados com o máximo de cuidado para que a renda extra não acabe se tornando um gasto extra.

Se você está pensando em abrir um negócio para aumentar a sua renda, mas ainda está em dúvidas sobre como começar, veja algumas dicas que irão te ajudar nessa decisão.

 

1. O que você vai vender?

A primeira coisa que você deve fazer antes de tentar aumentar a renda é saber o que você vai vender. Para conseguir lucrar, você precisa investir em atividades que você saiba, ou pelo menos, tenha facilidade para fazer. Tentar algo extremamente novo pode ser perigoso, já que você não terá tanto tempo para se aperfeiçoar.

 

2. Tempo disponível

Outro ponto que você deve levar em consideração antes de investir em uma renda extra é se você tem tempo disponível para realizar mais uma atividade, fora o seu trabalho fixo. Não adianta nada você querer abrir um novo negócio se você já trabalha durante o dia todo, pois assim você não terá tempo para as suas novas atividades.

Além disso, você precisa calcular quanto tempo terá para fazer seus produtos, se for fabricação própria, ou então, quanto tempo terá para vender, entrar em contato com seus clientes, solucionar dúvidas.

Ainda em relação ao tempo disponível, você também deverá levar em consideração os seus estudos. Se você já divide o seu tempo entre o trabalho e o estudo, é importante avaliar se você terá disposição suficiente para dar conta de tudo, sem deixar nenhuma das atividades de lado. Afinal, não adianta querer aumentar a renda e deixar os estudos de fora, pois ele é uma das chaves mais importantes para o seu futuro.

Uma boa opção é dedicar os finais de semana ao novo negócio! Se você costuma ter pouco tempo durante a semana, pode se programar para produzir e comercializar os seus produtos no tempo livre que você tem aos finais de semana.

 

3. Planejamento

Diferente do que muita gente pensa, abrir uma fonte extra de renda é também um novo negócio, que assim como qualquer um, precisa de planejamento. Antes de investir em uma renda extra, faça um planejamento detalhado. Elabore uma planilha com o quanto você tem para investir, qual a sua meta de lucro e quanto você terá que vender para alcançar a meta. Vale considerar também o quanto tempo você levará para arrecadar a sua quantia inicial de investimento.
Com esse planejamento, você conseguirá ter uma noção sobre o seu novo negócio, o quanto irá lucrar com ele, e assim, se valerá a pena investir ou não. Se ver que vale a pena, não perca mais tempo e comece já! Além de já começar a ganhar um dinheirinho, você começa a adquirir experiência, podendo, futuramente, transformar a sua renda extra em fonte principal!