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Não é difícil encontrar por aí textos e mais textos falando sobre o poder que os brasileiros têm de inovar e ser criativo. Também é bastante comum que nós sejamos considerados um perfil extremamente empreendedor. E, como sabemos, a união dessas duas coisas costuma ser bastante promissora!

No mundo dos negócios, fala-se a todo momento do poder da inovação. Mas o que é, exatamente, inovar? E por que isso é tão importante? No post de hoje, a conversa é exatamente sobre isso!

 

O que é inovar?

Em um primeiro momento, inovar é facilmente confundido com variedade de produtos, sobretudo no ramo alimentício. Mas a verdade é que, definitivamente, o processo de inovação não se resume a isso. É claro que a questão dos produtos oferecidos, em qualquer meio de atuação, é uma das temáticas em voga no assunto, mas ela é apenas uma entre as diversas outras.

Para saber o que é inovar, é preciso entender primeiro sobre o comportamento do consumidor. Nada mais justo, já que tanto os produtos quanto a sua estratégia e o seu negócio estão trabalhando para e pelo cliente.

 

Comportamento do consumidor

Desde os primórdios do marketing, é válida a premissa de que a melhor experiência de compra e relação consumidor-produto é aquela na qual se estabelecem vínculos entre empresa/produto e cliente por meio de emoções e sensações.

E para entender melhor o perfil do seu cliente, a fim de agir diretamente naquilo que fará com que ele compre, há uma série de maneiras de se chegar às informações valiosas. De formulários a pesquisas, passando por levantamentos e atendimentos via SAC, a mais eficiente maneira de compreender o comportamento e as necessidades do consumidor é na base da observação e das estratégias de empatia.

Observe como seus clientes usufruem do seu produto ou serviço e tente compreender quais necessidades não sanadas ainda restam e também como seria possível aprimorar tudo ainda mais. O que seu cliente busca quando chega até você? Quais são suas queixas mais comuns? E os elogios? Quais são as solicitações mais recorrentes? Como eles fazem uso do seu produto ou serviço? Observe e se coloque no lugar do seu cliente.

Inovar é exatamente isso: atender às necessidades dos clientes tanto as que eles sabem que têm quanto aquelas que eles nem imaginam ter. Trabalhando nas necessidades das quais se tem conhecimento, você garante a conquista e a fidelização; agindo sobre as necessidades que o consumidor ainda não se deu conta de que tem, você garante a surpresa.

 

Por que é tão importante inovar sempre?

Sabe-se que o comportamento do consumidor é, em suma, o que dita as regras quando o assunto é empreender. Como se já não bastasse tanta responsabilidade sobre isso, ainda há o fator que complica ainda mais a situação: esse comportamento muda a todo instante. E é exatamente por isso que a inovação se faz necessária de modo constante.

São vários os fatores que influenciam na mudança do comportamento do consumidor; da internet às mudanças de poder social e aquisitivo, toda a experiência que um cliente tem na pré-venda, durante a venda e também na pós-venda estão em constante atualização.

Por isso, inovar é mais do que importante. Uma estratégia de inovação que há 5 anos era mais do que eficiente, hoje já pode não fazer sentido algum. Por isso, a atualização deve ser diária!

Percebeu a importância da inovação? Quer saber mais sobre esse assunto? Temos uma série especial de posts sobre como inovar a sua sorveteria!