+55 (16) 3368-0000 polosulsc@polosulsc.com.br

Investir em um novo negócio é sempre um desafio. O processo é trabalhoso, com várias etapas e carente de custos; mas o resultado final pode ser  muito prazeroso (e lucrativo!).

Se você pensa em abrir uma sorveteria, nós temos boas notícias: é um produto promissor! No Brasil, o consumo de sorvetes e picolés atingiu um aumento de quase 80% apenas nos últimos 10 anos. Além disso, segundo a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes), apenas 10 mil fabricantes atuavam no país no ano de 2014. Dessa maneira, o mercado de sorvetes se torna um ramo bastante promissor para quem busca investir em um negócio potencialmente lucrativo.

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso se atentar a todos os detalhes que envolvem a abertura de uma sorveteria com fabricação própria. Com relação à gestão do negócio e às questões legais, conhecimento é a palavra-chave. Confira mais detalhes abaixo!

 

Gestão

A etapa de gestão é extremamente importante para a idealização e sustentação de um novo negócio. É muito importante que sua empresa tenha um plano de negócio e conhecimentos consideráveis sobre gestão financeira e de empresas.

Plano de negócios

Organizar e documentar tudo é uma tarefa que pode te poupar de muita dor de cabeça! O plano de negócios é uma ferramenta de planejamento na qual você deve registrar, de maneira organizar, todas as variáveis que envolvem a implantação da sua empresa, da ideia até a execução. Nele, você deve registrar:

  • Quem é o seu cliente: é muito importante que você realize uma pesquisa de público e de mercado, a fim de observar como funciona a sua concorrência, onde ela se localiza, quais produtos são comercializados; eles são semelhantes aos seus? Estes estabelecimentos estão perto ou longe de onde você pretende abrir o seu negócio?
  • Produtos que serão comercializados: é interessante que você registre com detalhes quais são os produtos que serão comercializados em sua sorveteria.
  • Infraestrutura: informações como localização e detalhes de infraestrutura devem aparecer em seu plano de negócio. Como vão ser as suas instalações? E a estrutura e organização dos espaços?
  • Equipe: como você estima que seja o tamanho da sua equipe? Quais tipos de função você empregará?
  • Distribuição e comercialização: como será feita a distribuição do seus produtos? E a comercialização? Direta ou indireta? Self-service, pedido fechado?
  • Implantação: como vai ser o processo de posicionamento da sua marca no mercado?
  • Marketing: o que você pretende realizar para atingir seu público? Como será feita a comunicação e a publicidade do seu negócio?

 

Conhecimento em gestão financeira e de empresas

Gerir um negócio não é uma coisa que depende somente da vontade e que acontece da noite para o dia. É preciso que você entenda como funciona o seu mercado, mas, principalmente, como funciona o mundo comercial em geral. Conhecimentos na área de finanças e gestão de empresas serão muito necessários nos momentos iniciais da implantação do seu negócio e também durante o caminhar dele. Setores de logística, qualidade, contabilidade e detalhes jurídicos são apenas algumas das coisas com as quais você irá se deparar durante o processo. Caso você necessite destes conhecimentos e não os domine, vale contratar um serviço especializado de acordo com o que você precisa.

 

Questões legais

Para que a sua sorveteria esteja funcionamento em perfeitas condições, é preciso se atentar a algumas questões legais. Para poder abrir as portas do seu negócio, é preciso que você possua um registro ou autorização de funcionamento, emitidos por entidades ou órgãos fiscalizadores; também é necessário que haja a consulta do local e a emissão de certidões necessárias. Você pode procurar por estas e outras informações na prefeitura da sua cidade ou em órgãos como o SEBRAE, por exemplo.

Também é indispensável que você esteja por dentro de todas as questões que envolvem a adequação da sua sorveteria junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Abaixo estão algumas das regras específicas que o órgão propõe às empresas que fabricam ou manipulam alimentos:

  • Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
  • Higiene operacional dos funcionários;
  • Higiene pessoal e uniformização dos funcionários.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a parte burocrática de se abrir uma sorveteria, que tal ler um pouco sobre como decorar o seu espaço? Confira neste post!