+55 (16) 3368-0000 polosulsc@polosulsc.com.br

Paixão é um motor importante e fundamental na hora de escolher uma profissão. Entretanto, por si só não é suficiente para garantir uma trajetória profissional de sucesso. Para quem ama sorvetes e deseja ganhar a vida com isso, não é exceção! Estudar, frequentar bons cursos e ter conhecimento técnico é imprescindível. Carregar um diploma que garanta noções de empreendedorismo também é um diferencial. E aí, você sabe quais são os cursos de capacitação em sorveteria existentes no mercado?

Curso de sorveteiro

O curso de sorveteiro costuma ser a porta de entrada mais comum para o mercado de trabalho. Completo, o programa dá ao aluno suporte para compreender todo o processo de produção do sorvete, desde a seleção da matéria-prima até a forma correta de embalar o produto final, passando por microbiologia e macrobiótica. A maior parte dos currículos também oferece aos estudantes disciplinas destinadas ao processo de industrialização do sorvete, como pasteurização, cuidados, riscos, vantagens e desvantagens. Um bom curso também traz noções sobre normas básicas de higiene e limpeza para o local de produção.

A grade curricular também oferece matérias sobre empreendedorismo, cálculos de lucro e juros e aulas teóricas muito interessantes para quem se interessa pela arte da sorveteria, como História do Sorvete e funções dos ingredientes básicos em uma receita.

Curso de produção de sorvetes

Fabricação de sorvetes é coisa séria e existem até cursos de tecnologia nessa área! A grade curricular tem muitos pontos em comum com o curso de sorveteiro. O aluno também aprenderá as funções e as especificidades das máquinas, dos aparelhos e dos utensílios utilizados no processo de produção, da embalagem e da preservação do sorvete. Também existem disciplinas voltadas para estoque, vendas e exposição em diversos tipos de embalagem e em estabelecimentos que vendam bolas e casquinhas. O aluno do curso de fabricação de sorvetes também aprende técnicas especiais para evitar a contaminação do produto e estudará a fundo a legislação destinada à produção e comercialização de gelados comestíveis, regularizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a nível nacional e por outros órgãos específicos nas esferas estaduais, podendo apresentar pequenas alterações nas normas técnicas de estado para estado.

Diversas instituições de todos os cantos do Brasil oferecem o curso de produção de sorvetes à distância. Os módulos EaD possibilitam que você se torne um produtor de sorvetes mesmo com horários reduzidos.

Especialização em sorvete

Para quem já trabalha na área ou estudou gastronomia, existem muitas instituições de ensino no Brasil e no exterior que disponibilizam programas de especialização em sorvetes. Em terras brasileiras, existe uma gama de cursos de especialização em gelateria italiana. A grade desse tipo de curso costuma ser muito completa; ela oferece ao aluno disciplinas destinadas à produção de sorvetes de massa, light, diet, de frutas exóticas e até de sabores salgados. O egresso também sai apto a confeccionar picolés de diversos sabores; além de pratos quentes que contem com sorvetes na receita, noções de confeitaria e instruções para montar seu próprio negócio.

 

Mercado de trabalho para o sorveteiro

O profissional formado ou especialista em sorvetes pode trabalhar em sorveterias; gelaterias; restaurantes; confeitarias; paleterias e empresas que trabalham com produção industrializada de sorvetes. O salário inicial fica, em média, entre R$ 1200,00 e R$ 2000,00.

É apaixonado por sorvetes? Está esperando o que para estudar, se aprimorar e realizar seu sonho de se tornar um mestre sorveteiro?