O sorvete faz o sucesso que faz não só por ser uma sobremesa gelada com uma variedade de sabores. É fato que a criatividade que se tem na hora de idealizar os mais diversos formatos para servir e apresentar o sorvete faz toda a diferença!
O sorvete de casquinha é um desses exemplos. A experiência que nós temos com o sorvete nesse formato é totalmente diferente daquela que temos quando estamos saboreando um sorvete de pote, por exemplo. E essa diferença não é apenas no sorvete em si, mas também na maneira como ele é saboreado, nos lugares e situações em que ele pode ser consumido com maior facilidade, etc.
E é exatamente sobre esse tipo de sorvete que vamos falar hoje! Conheça mais sobre a história e veja como você pode inovar e variar no mundo dos sorvetes de casquinha!
Quem inventou o sorvete de casquinha?
Inicialmente, quando a humanidade começou a saborear aquilo que mais se aproxima do que temos por sorvete hoje, a maneira de servir a iguaria era simples: no prato ou na taça. Sem muitos rodeios, demorou para que o sorvete ganhasse outro suporte além dos feitos em cerâmica ou porcelana. Essa informação é bastante importante para que a gente entenda as versões de como surgiu o famoso sorvete de casquinha…
A versão de Ítalo Marchioni
Há duas versões sobre o surgimento da casquinha para sorvetes. A primeira fala sobre Ítalo Marchioni, imigrante italiano nos EUA, que patenteou a casquinha em 1903. A história, basicamente, fala sobre a dificuldade que o imigrante tinha para administrar os pratos pesados em seu carrinho de mão — com o qual vendia sorvetes de limão pelo centro de Nova York. Diante dessa situação, ele se viu na necessidade de inventar um suporte para sorvete que fosse comestível, para facilitar o transporte e eliminar a necessidade de lavar as peças de louça. Assim nasceu a casquinha, que na época era uma espécie de wafer, redondo e enrolado.
A versão de Mary Lou Menches
A segunda versão é contada pela professora acadêmica Mary Lou Menches, que defende a invenção do sorvete de casquinha por seu avô, Charles Menches. A história conta que Charles, com seus sorvetes em uma exposição tradicional em Saint Louis, se encantou por uma moça que passeava pelo evento e quis, a todo custo, presenteá-la com um sorvete, mas se deu conta de que não havia mais pratos limpos. Dessa maneira, Charles viu que seu vizinho de estande vendia a famosa zalabia, iguaria típica da Síria. A zalabia é uma espécie de cone à base de farinha, açúcar, ovos e baunilha, servido com recheio de creme de frutas. Assim, ficou fácil: Charles comprou somente a massa e serviu para a moça com seu sorvete dentro.
Independentemente de quem tenham inventado o sorvete na casquinha, a verdade é que a moda pegou e hoje essa é uma das maneiras mais gostosas de se consumir sorvete. Mas não é porque a combinação já é boa que ela não possa ser melhorada! Por isso, nós separamos abaixo 4 ideias para trabalhar com sorvete de casquinha!
1) Com sorvete expresso
A casquinha é apenas o suporte para o seu sorvete! Logo, você tem a liberdade para escolher o tipo de sorvete que vai colocar nela. A versão mais clássica do sorvete de casquinha é aquela feita com sorvete expresso, o tradicional sorvete de máquina. Prático, rápido e leve, esse tipo de sorvete pode ser uma boa opção se o seu negócio exige agilidade e simplicidade. Você pode incrementar o sorvete com confeitos e chocolates, por exemplo.
2) Com sorvete de massa
Outra maneira de servir sorvete na casquinha é utilizando o sorvete de massa. Essa opção é bastante interessante pois traz muito mais liberdade de trabalho ao fabricante e de escolha ao cliente. Isso porque a variedade de sabores desse tipo de sorvete é muito maior do que no caso do sorvete expresso. Imagine o quão bom ficaria servir na casquinha um sorvete leite trufado com chocolate, por exemplo!
3) Com casquinha recheada
Outra dica interessante, e que pode ser aplicada a qualquer tipo de sorvete que você queira colocar sobre a casquinha, é rechear o cone com o que a sua imaginação permitir! Você pode rechear a casquinha com caldas e cremes especiais ou, se preferir uma opção mais saudável, você pode colocar pequenos pedaços de fruta dentro de todo o cone!
4) Com cobertura de chocolate
Outra opção que pode ser aplicável a qualquer tipo de sorvete é a clássica cobertura de chocolate. Você pode colocar qualquer sabor de sorvete sobre a casquinha (ou sobre a casquinha recheada!) e banhar o sorvete em chocolate derretido, formando aquela casquinha que quebra quando a gente morde! Se você quiser variedade, pode banhar o sorvete tanto no chocolate ao leite, quanto no chocolate branco ou meio amargo.
Agora que você tem mais ideias sobre como inovar o seu sorvete de casquinha, que tal saber mais sobre como aprimorar o sorvete de massa com recheios? Confira nosso post sobre isso!