Com a chegada do verão, alguns tipos de negócio costumam ter mais destaque por conta da estação. É o caso do mercado hoteleiro, de aparelhos de refrigeração e, sem dúvidas, do mercado de sorvetes. No caso dos sorvetes, essa é a época em que os novos negócios no ramo surgem. Geralmente, os meses que antecedem a chamada alta temporada são de muito planejamento e organização para que tudo esteja rodando perfeitamente quando os termômetros subirem.
Foi pensando nisso que nós preparamos algumas dicas para quem pretende vender sorvete no verão. Confira!
Como vender mais sorvetes no verão?
Planeje-se para a época
A melhor maneira de iniciar qualquer projeto é com o planejamento. Coloque no papel tudo o que você precisa para concretizar a ideia no formato desejado (falaremos sobre a questão do formato mais adiante). É necessária a compra de equipamentos? Quanto tempo o fabricante leva para entregá-los? Há um espaço para a instalação da produção? Há um nome para a sua marca? Qual tipo de público você deseja alcançar? Quais tipos de sorvete você gostaria de vender?
Essas e muitas outras perguntas devem ser feitas, respondidas e executadas dentro do prazo. Por isso, listar cada uma das necessidades do negócio — de preferência em ordem de execução — facilita a visualização das tarefas e sua prioridade de execução.
Escolha o seu formato de vendas
Também é preciso escolher o formato de venda dos seus sorvetes. O mercado de sobremesas geladas é bastante diversificado e recheado de possibilidades. Assim, a variedade de opções pode ser positiva, mas, ao mesmo tempo, também pode gerar bastante indecisão. Mas, com certeza, um dos primeiros passos é decidir como você vai comercializar o seu sorvete.
1) Como fornecedor
Você pode iniciar no ramo fabricando sorvetes para revenda. Isto é, como fornecedor para sorveterias e vendedores autônomos. Geralmente, esta modalidade de venda costuma exigir uma produção em escala um pouco maior, sobretudo para quem atende um certo número de revendedores. Neste modelo também é possível escolher o tipo de sorvete: que tal ser um fornecedor de picolés? E de sorvete de massa? Açaí também é uma boa opção!
2) Como sorveteria
Uma opção para quem não se identifica com a ideia de ser apenas um fornecedor é ter a sua própria sorveteria. Abrir uma sorveteria é interessante pois você lida diretamente com o consumidor final do produto. Mas é preciso lembrar que alguns detalhes se incluem nesta escolha! É preciso ter um espaço bom e apresentável, além de ter a mobília necessária para receber bem os seus clientes.
Neste caso, você ganha mais uma opção de sorvete para comercializar: o sorvete de casquinha!
3) Com carrinho
O picolé é um dos sorvetes queridinhos dos consumidores! Com essa possibilidade, você pode iniciar o seu negócio por meio de carrinhos. Principalmente nas cidades de praia, os clássicos carrinhos de sorvete costumam fazer sucesso! Você também pode contar com colaboradores para vender sorvete e, assim, expandir ainda mais o negócio!
Atente-se ao que está em alta
Outra dica importante é nunca ignorar as tendências. Não é preciso (e nem inteligente) seguir religiosamente todas elas. Mas é interessante que você esteja por dentro das preferências dos consumidores e do que tem chamado a atenção deles. Pode ser uma oportunidade bacana para se inspirar e mesmo inovar o cardápio!
Para vender mais, é importante saber gerir a sua produção, certo? Se há uma palavra capaz de resumir o sucesso de um negócio, essa com certeza é a organização. Independentemente do mercado, do público ou do nicho, organizar (e respeitar!) os processos e as etapas é essencial. Quando o assunto é a produção de sorvetes, essa atenção deve ser ainda maior, já que se trata de produtos alimentícios.
Pensando nisso, nós preparamos 3 dicas para te ajudar a melhorar a gestão da sua produção de sorvetes e bombar sua sorveteria no verão. Confira!
Como melhorar a gestão da produção de sorvetes?
1) Organize a compra da matéria-prima
Uma das etapas mais importantes — e sem a qual muito provavelmente nada seria produzido — é a compra dos materiais necessários para o processo de fabricação. É importante que você saiba o que é preciso para fabricar cada produto do seu cardápio e quanto cada ingrediente rende (tanto em termos de quantidade quanto em termos de prazo). Assim, você conseguirá organizar a compra da sua matéria-prima. Ela será semanal, quinzenal ou mensal? Para decidir a frequência, é preciso atentar-se não somente ao rendimento de cada ingrediente, mas também a uma outra coisa muito importante…
Atenção aos prazos de validade
Esteja atento à durabilidade de cada produto necessário para a sua produção. Do leite às frutas, é importante que você considere isso na hora de arquitetar a rotina de compras. Caso contrário, é bem provável acabar perdendo dinheiro de uma ou outra maneira. Ou descartando itens que passaram do prazo de validade ou pausando a produção por falta de ingredientes. Você pode fazer uma planilha com cada item adquirido, seu prazo de validade e o rendimento por porção. Assim, na hora de iniciar a sua produção de sorvetes, você sabe para quais ingredientes você deve dar prioridade na hora de selecioná-los no estoque.
2) Organize a variedade
Outra organização muito importante é a da variedade. Feriados e finais de semana, por exemplo, costumam ser datas bastante movimentadas em sorveterias; assim, organize a sua produção não somente para atender ao fluxo que aumentará, como também para garantir que os sabores mais queridos estarão à disposição do cliente que visitar a sua loja.
Para isso, registrar as quantidades produzidas e o tempo que elas levam para serem esgotadas pode ser um bom norte para quem deseja saber mais sobre como administrar quantidades.
3) Organize o calendário de produção
Com todas essas informações nas mãos, é possível organizar o seu calendário de produção. Isso nada mais é do que organizar os dias que serão dedicados para o trabalho das máquinas para sorvete! A depender dos produtos e seus fluxo de saída, a produção pode ser diária, semanal ou mesmo quinzenal. Aqui, o mais importante é: dê preferência para servir produtos o mais fresquinhos possível. Para isso, as dicas citadas acima auxiliam (e muito!), principalmente evitando que haja desperdício.
Produto perfeito, é hora do cliente saboreá-lo! Mas como está o seu negócio? Ultrapassado? Saiba que esse é um ponto negativo que pode levar muitos clientes e repensarem a visita à sua sorveteria. Veja como saber se está na hora de dar um upgrade!
Será que minha sorveteria está ultrapassada?
Por que é importante que a sua sorveteria não venda apenas os sabores clássicos?
É claro que muitas pessoas adoram os sabores clássicos, como flocos, chocolate e baunilha, porém, em tempos de competitividade acirrada, é preciso inovar e saber como chamar a atenção dos clientes. Daí vem a importância de oferecer produtos novos ao seu público alvo, já que ele tende a se interessar em conhecer essas novidades.
Portanto, se a sua sorveteria ainda não oferece, comece a proporcionar novos sabores de sorvete e pense em novas formas de servir, como os sorvetes na taça com complementos na cobertura, que estão fazendo o maior sucesso, ou os milkshakes, que também são muito procurados pelos consumidores.
A sua sorveteria não oferece sinal de wi-fi?
De forma geral, as pessoas de todas as idades estão conectadas a todo momento, através de tablets e smartphones, e por isso é essencial que você ofereça esse diferencial aos seus clientes. Sem dúvidas, o público busca por estabelecimentos que ofereçam vantagens, como o sinal de internet, e dão preferência a esses locais.
Se a sua sorveteria ainda não disponibiliza esse recurso ao público, está mais do que na hora de pesquisar por bons serviços de internet e contratar um sinal de wi-fi que seja aberto aos clientes. Com certeza, esse será um grande atrativo para chamar mais pessoas até o seu negócio.
O seu negócio não possui máquinas de cartão?
Hoje, boa parte dos clientes não anda com dinheiro no bolso e dão preferência aos estabelecimentos que oferecem outras formas de pagamento, como cartão de débito, cartão de crédito e vale-refeição.
Dessa forma, se a sua sorveteria ainda não dispõe dessas máquinas, invista nelas, pois isso será algo que com certeza vai fazer a diferença em termos de lucratividade. Ofereça mais comodidade e flexibilidade no pagamento para chamar os clientes para a sua loja!
Ainda não investe em marketing digital?
Empresas de todos os portes e setores estão investindo em estratégias de marketing digital, como campanhas em redes sociais e criação de blogs com conteúdo exclusivo para os clientes.
Se o seu negócio ainda não investe nesse modelo de marketing, este pode ser o momento perfeito para fisgar o público alvo com a ajuda da internet e, assim, sair na frente dos seus concorrentes. Invista em página profissional no Facebook, anúncios no Google e outras ferramentas de marketing que ajudam o negócio a crescer.
A estrutura e os equipamentos da sorveteria estão velhos?
Por fim, é importante que a sua sorveteria esteja equipada com novos equipamentos de produção de sorvetes, bem como móveis atualizados e vitrines modernas para os seus produtos.
Uma sorveteria que conta com uma linha de equipamentos em ordem e de qualidade, com certeza se destaca em uma série de vantagens. A maior delas recai sobre a qualidade do sorvete e, consequentemente, sobre a experiência do consumidor com o seu produto. Outro fator também influenciado por um bom equipamento é a agilidade na produção, que influencia diretamente nos seus números, e a garantia do bom funcionamento das suas máquinas, já que ninguém deseja perder tempo de produção por conta de imprevistos como defeitos e manutenção de peças, por exemplo.
Se a estrutura está velha (paredes descascadas, rachaduras, porta com defeito etc.) e as máquinas de produção de sorvetes não estão atualizadas (apresentam defeitos, não produzem com rapidez etc.), será preciso renovar o ambiente e investir em um “novo visual” para conseguir novos clientes.
Agora que você sabe tudo o que precisa para lucrar neste verão, que tal conhecer a Polo Sul Máquinas para Sorvete e garantir o melhor equipamento para seu braço direito nessa empreitada?