+55 (16) 3368-0000 polosulsc@polosulsc.com.br

Entre os tipos de sorvete que fazem sucesso, está o clássico sorvete de massa. Seja no pote — de 100ml, de 1 litro ou de 5 litros — ou na casquinha, é possível idealizar uma série de sabores diferentes e irresistíveis para conquistar os seus clientes!

Os sabores clássicos como chocolate, morango, creme e napolitano são velhos conhecidos de grande parte das pessoas e continuar investindo nesses sabores básicos pode ser interessante, mas não é nenhuma novidade, certo?.

Você já pensou no poder que o sorvete de massa tem? É possível turbiná-lo com recheios, misturá-los a outros produtos e transformar totalmente o percurso de um negócio com esse tipo de sorvete! Hoje o assunto é exatamente esse: como aproveitar ao máximo as possibilidades dessa delícia? Confira!

Já pensou em vender sorvete de massa recheado?

Sorvete de massa e recheio

A produção de sorvetes de massa exige que se tenha cuidados e técnicas de produção específicos, além de uma boa receita. Mas o que também faz a diferença é a máquina que você utilizará para dar vida ao seu sorvete.

O segredo para um bom sorvete recheado envolve, principalmente, duas coisas: mescla perfeita e qualidade e quantidade de recheio. Você provavelmente já deve ter passado pela péssima experiência de provar um sorvete com pouco recheio — ou, pior, com um recheio péssimo. Ou, tão ruim quanto isso, um sorvete cujo recheio você só provou nas primeiras colheradas ou, então, nas últimas.

Nesse sentido, a chave é oferecer a melhor experiência a quem vai provar o seu sorvete. Do começo ao fim. Com relação à qualidade do recheio, dê preferência para produtos frescos, chocolates de qualidade, caldas equilibradas tanto na textura quanto no teor de açúcar. Com relação à mescla, a dica está no equipamento: dê preferência às máquinas que permitem que a mescla do recheio seja feita pela própria máquina. No mercado, há opções que necessitam que a mescla seja feita manualmente, o que, além de tornar o processo cansativo, abre margem para uma mescla menos uniforme.

Rechear com o quê?

Escolher os recheios para o seu sorvete é o momento em que a sua criatividade é quem dita as regras. A idealização de sabores para o seu produto pode variar desde o aprimoramento de sabores já existentes até a criação de sabores exclusivos e inovadores. Confira algumas opções:

Chocolates

O chocolate é o queridinho de muita gente. Se as pessoas gostam de sorvete e gostam de chocolate, a união desses dois produtos pode ser bastante promissora.

Mas, para garantir um produto de qualidade e com diferencial, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Cuide da quantidade: como já dissemos, é péssima a experiência de provar um sorvete recheado com pouco recheio. Porém, o excesso também pode ser um fator negativo.
  • Cuide da textura: sabe aquele sorvete que mal dá para sentir o recheio? Às vezes, não é somente a quantidade que faz com que o recheio passe despercebido. O tamanho dos pedaços de chocolate també importa! Dê preferência para os pedaços generosos que sejam fáceis de notar. Mas cuidado: ninguém gosta de ter dificuldades para comer algo; encontre um equilíbrio!

Frutas

Sabores como morango, abacaxi, goiaba e coco, por exemplo, costumam fazer bastante sucesso. Se os sorvetes de fruta, simples, já fazem a vez, imagine adicionar pedaços da fruta em questão e obter uma massa especialmente recheada!

A vantagem de investir em sorvetes recheados de fruta é que essas receitas costumam resultar em produtos leves e saudáveis. Assim, você conquista um público que, provavelmente, não se interessaria pelos sorvetes repletos de chocolate e outros ingredientes mais calóricos.

Com relação à adição de frutas na massa do seu sorvete, a regra do equilíbrio é fundamental: nem demais e nem de menos. É preciso que o recheio seja notado e apreciado, mas sem interferir extremamente no sabor final. Esse é um ponto especialmente delicado no caso dos recheios à base de fruta, pois, se em excesso, você pode potencializar demais a acidez do seu sorvete. Por isso, tenha equilíbrio!

Misture sabores e ingredientes

Como já dissemos, a criatividade é quem dita os melhores sabores e combinações para os sorvetes — sejam os de massa ou os picolés. Por isso, idealize, execute, teste e experimente. Separe as receitas que geraram mais deleite ao seu paladar e invista nelas! Já pensou em misturar pedaços de chocolate e de fruta? E rechear o sorvete de massa com uma calda incrível, que acompanha pedaços de morango, por exemplo?

O sorvete de massa é uma delícia por si só, não há como negar! Mas é possível comercializar produtos que levem  sorvete de massa na receita, repaginando totalmente o produto. Pensando nisso, nós separamos 3 produtos para você comercializar utilizando sorvetes de massa! Confira.

Inovando o sorvete de massa

1) Bolo de sorvete

A ideia já existe, mas não é muito comum se deparar com um formoso bolo de sorvete por aí. O tradicional bolo recheado leva camadas de massa e de recheio — que, geralmente, é feito à base de chocolate, leite condensado e/ou creme de leite. Mas como o sorvete pode ser utilizado nesse formato? Substituindo o recheio! A massa é a mesma utilizada no bolo comum, só o recheio que deixa de ser tradicional para ser uma camada de sorvete.

Com esse formato, é possível criar uma série de combinações. Imagine uma massa de chocolate com recheio de sorvete de morango. Ou uma massa de baunilha com recheio de sorvete de limão? O ideal é fugir do clássico chocolate, já que sabores de sorvete é o que não falta!

A única recomendação para este tipo de produto é cuidar com relação à temperatura. Em hipótese alguma o bolo pode ficar sem a refrigeração adequada, sob o risco de derreter o sorvete e encharcar a massa. Também é preciso atenção para que a massa do bolo não congele. E segredo, aqui, é o meio-termo.

2) Torta de sorvete

Semelhante ao bolo, a torta de sorvete também é uma novidade bastante interessante. Porém, neste caso, a quantidade de sorvete é mais generosa, já que não há várias camadas de massa, como acontece no bolo tradicional.

A receita é simples: utilizando uma massa comum (que pode ser a “podre” ou a feita com biscoitos), em uma fôrma de fundo falso, espalhar uma quantidade generosa de sorvete de massa e, depois, cobrir o restante com alguma calda ou mesmo chocolate derretido, que vai formar aquela casquinha crocante quando resfriar.

No caso da torta, permanece a mesma dica do bolo quanto à refrigeração: manter sob uma temperatura que impeça o derretimento, mas que não congele totalmente a massa. Quanto aos sabores, a variedade também é grande: nas tortas, você pode aproveitar para incrementar ainda mais o recheio. Pedaços de chocolate e de frutas podem dar um toque a mais na produção!

3) Panetone de sorvete

Exótico, mas quem tem ganhado o gosto das pessoas ano após ano, o panetone de sorvete é uma novidade bastante interessante para a época do Natal. A iguaria típica da época já vem ganhando novas roupagens, vide os panetones trufados que grandes marcas já têm fabricado.

A ideia aqui é rechear o panetone com sorvete de massa. Para isso, você pode fabricar seu próprio panetone ou comprá-lo pronto, de uma marca de qualidade. Dar vida a essa ideia não tem segredo nenhum: basta cortar a “tampa” do panetone e retirar parte do seu miolo, deixando, literalmente, um buraco no meio do bolo. Depois, é só rechear com sorvete de massa e, depois, fixar de volta a tampa do panetone com chocolate derretido, por exemplo.

Agora que você já sabe como deixar ainda mais gostoso esse tipo de sorvete, há a questão: como fabricá-lo?

No mercado de sorvetes, a qualidade dos equipamentos influencia diretamente na qualidade do produto fabricado. Uma máquina com tecnologia de ponta ajuda na agilidade e produtividade, por exemplo. Além de influenciar na experiência que o consumidor terá ao saborear o seu sorvete. Isso porque boas máquinas produzem sorvetes mais macios e cremosos, por exemplo.

Mas o que considerar na hora de comprar uma máquina de sorvete de massa? O que precisa da minha atenção nesse momento? Confira as dicas que separamos!

O que observar na hora de comprar uma máquina de sorvete de massa?

Produtividade

É bastante importante bater na tecla da produtividade quando falamos em máquinas para sorvete. Isso porque essa é a característica que mais chama a atenção na hora de escolher por um ou por outro equipamento.

Para fazer uma boa escolha, é preciso levar em conta a demanda que se tem, mas também as projeções para o futuro. O ideal é escolher uma máquina suficiente para suprir as necessidades atuais e as de um futuro próximo. Mas atenção: a expectativa deve ser coerente ou você acabará com uma máquina com alta  capacidade, mas cujo funcionamento é pouco rentável.

Saída para 2 ou 3 sabores de sorvete de massa

Como já dissemos, uma das maiores vantagens de se trabalhar com sorvetes é a liberdade que se tem para colocar a criatividade em prática. É possível fabricar potes de sorvete com mais de um sabor, como é o caso do sorvete carioca (chocolate e creme) e do napolitano (chocolate, creme e morango). Mas, para isso, é necessária uma envasadora, que cumpre perfeitamente o papel de dosar sorvetes de até 3 sabores ao mesmo tempo. Isso porque, geralmente, ela conta com reservatórios especiais e separados para tornar possível esse tipo de envase.

Adição de recheio

Que atire a primeira pedra quem não gosta de um bom sorvete recheado. Os recheios podem ser sólidos ou líquidos e as combinações vão até o limite da criatividade. Para fabricar esse tipo de sorvete, é preciso se atentar à máquina que possibilita a adição. Isso porque a adição do recheio no momento do batimento proporciona um produto de muito mais qualidade. Isso porque o sorvete é um alimento bastante sensível ao manuseio excessivo. Além disso, máquinas que permitem isso resultam em sorvetes com uma mescla perfeitamente equilibrada no que diz respeito à mistura do sorvete com o recheio.

Assim, se você pretende fabricar sorvetes recheados, dê preferência aos equipamentos com essa funcionalidade.

Dosagem em copos e potes

Se você optar por fabricar potes com mais de um sabor, já sabe que as envasadoras são boas opções. Mas e se a sua necessidade for de somente um sabor? As envasadoras também servem, mas podem ser um desperdício de funcionalidade se o seu objetivo é trabalhar somente com um sabor.

Nesses casos, as tampas envasadoras cumprem o papel, dosando o sorvete direto do equipamento. São acessórios que você pode acoplar à sua produtora e, assim, dosar o sorvete em potes dos mais diversos tamanhos.

Também é preciso se atentar às máquinas que permitem a utilização desse acessório, seja por questões de modelo ou de marca.

Agora que você já conheceu algumas das milhares de possibilidades que os recheios podem trazer à sua produção, como combinar o sorvete de massa com outros produtos e o que observar na hora de comprar os equipamentos, é hora de colocar a mão na massa (literalmente!). O que você sabe sobre máquinas para sorvete? Entre os diversos modelos de produtoras da Polo Sul, está a vertical, que permite a adição de recheios para uma mescla mais homogênea. Quer saber o que você deve esperar da PSV 50? Confira!