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Setor altamente competitivo, que vai de uma pequena indústria familiar a corporações de nível mundial, é o setor de sorvetes. É uma ótima oportunidade de investimento para quem deseja iniciar um negócio, já que se trata de um segmento amplo, com inúmeras variedades de sorvetes. Neste post, falaremos sobre dois tipos que são tendências de mercado: o sorvete italiano e o picolé. Leia até o final e descubra qual deles é o mais rentável!

O que produzir?

É muito importante saber escolher o produto certo para o seu negócio, principalmente quando se está começando. Não adianta querer produzir tudo, tem que produzir aquilo que vende, o que é para o mercado consumidor. Produzindo o que o público gosta, o que ele quer comprar, certamente o seu negócio vai crescer e se desenvolver (mercado certo, produto certo, pessoas certas).

E quanto ao sorvete?

Esse conceito também é válido para o segmento de sorvetes. Não é aconselhável produzir todos os tipos da sobremesa logo de início. Vá com calma e, aos poucos, conforme o desenvolvimento, invista em mais opções e amplie o seu negócio. Uma boa dica é começar investindo em sorvete italiano ou em picolé; a versatilidade de ambos fez com que ganhassem espaço no mercado já há algum tempo. São duas excelentes opções para quem deseja ter um bom retorno financeiro. Mas em qual dos dois investir no começo? Qual me dará mais rentabilidade? Veja abaixo algumas dicas e tire suas conclusões.

Sorvete italiano ou picolé: qual é mais rentável?

Trabalhando com picolé

Para quem deseja produzir e comercializar picolés, é uma opção que trará uma boa rentabilidade. Cada vez mais está se investindo na diversificação e inovação deste produto. É uma alternativa de negócio que não precisa de investimentos exagerados. Com o equipamento certo, um espaço no freezer, boa receita e um pouco de criatividade você poderá ter uma ótima fonte de lucro. É um produto simples, com preço acessível e produzido com matéria-prima barata. Você pode produzir picolés a base de água, leite e até mesmo picolés recheados. Todos fazem sucesso.

Para você entender melhor o investimento e a base de lucro: se o custo médio de um picolé for, por exemplo, R$ 0,20, e for vendido a 1,00 aproximadamente, sua média de lucro será de 500% por unidade.

Como é a produção

Após serem congeladas, as formas são levadas a um recipiente com água morna; os picolés são retirados dessas formas e levados ao freezer para serem embalados depois. É fundamental que sejam embalados pelo menos 15 minutos após terem sido desenformados, para evitar o acúmulo de gelo em sua volta, danificando o produto e ficando pouco aproveitável. Podem ser estocados em caixas de 40 ou 80 unidades. Essas caixas são importantes para melhor conservação dos picolés.

Há picolés para todos os gostos, desde os clássicos, light, sem lactose, sem glúten, para diabéticos, até os picolés detox, com função de eliminar toxinas, auxiliando na digestão e favorecendo o emagrecimento. Devido ao surgimento das paletas mexicanas, picolés recheados estão sendo o carro chefe nas vendas, como o de morango ou chocolate com recheio de leite condensado, por exemplo; mas os sabores básicos como chocolate, morango, coco e amendoim continuam sendo os queridinhos da clientela. Escolha os ingredientes certos, faça um picolé diferenciado, diversifique, inove… E você aumentará o interesse e a satisfação do seu cliente.

Então pesquise o mercado e veja se valerá ou não a pena começar o seu negócio com picolés.

Trabalhando com sorvete italiano

É uma ótima opção para trabalhar nesse segmento saboroso, já que o sorvete italiano continua sendo um dos preferidos no mercado. O gelato conquistou e continua conquistando os brasileiros, seja pela sua textura diferenciada ou por serem artesanais. Com o equipamento certo você produzirá sorvetes mais encorpados, cremosos e de boa qualidade.

O investimento em sorvete italiano será mais alto do que investir em picolés, mas a lucratividade será maior. Em média, o preço do gelato varia de R$ 8,00 a R$13,00, na casquinha ou no copo.  Você lucrará mais por unidade dessa sobremesa, se comparada ao picolé.

Como é a produção

Nesse tipo de sorvete, a artesanalidade é quem dita as regras. O processo de produção dispensa produtos químicos habituais como aditivos, conservantes e emulsificantes, além de incorporar apenas 30% de ar. Primeiro o sorvete é pasteurizado para baixar a carga material e misturar os ingredientes. Esse processo leva 1h30 e é feito em uma máquina apropriada. Depois descansa por 12h (esse processo é feito um dia antes do sorvete ser colocado à venda). Por último, é colocado em uma máquina por mais seis minutos para resfriar e de lá sai direto para as vitrines.

O resultado é um sorvete mais leve, saudável e com menos teor de açúcar. O sorvete italiano preza por ser o mais natural possível em seus ingredientes. E o cliente sabe disso e é isso o que importa para ele: naturalidade e qualidade. O gelato acaba sendo um “luxo acessível”.

Além dos sabores tradicionais existentes como chocolate e pistache, você pode inovar e criar uma infinidade de outros sabores. Você pode criar um sabor novo todos os dias, peça aos seus clientes para darem sugestões. Crie diferentes combinações e deixe seu sorvete italiano mais saboroso. Com uma diversidade de sabores, seu lucro será gratificante.

Conclusão

Cada produto exige habilidades específicas para ser produzido, cada um tem a sua particularidade. O sorvete italiano, com suas qualidades artesanais e seus produtos in natura, sem dúvida, é um produto diferenciado, destacando-se do picolé. Tanto no sabor quanto na rentabilidade.

Produzir é, de certa forma, uma arte; exige técnica. Para trabalhar nesse segmento de gelados é preciso saber inovar, identificar novos produtos, ser muito criativo; ter agilidade para seguir as tendências de mercado e ser rápido nas tomadas de decisões. Se você perceber que fabricar determinado sorvete vai dar certo, inove e traga-o para o seu estabelecimento.

Afinal, o processo de inovação é assim mesmo: reproduzir e aprimorar novas ideias.
Conquiste uma clientela fiel e torne o seu negócio lucrativo. O foco principal é manter um bom produto até o momento do seu consumo; essa será a grande diferença entre o seu concorrente e você.
Agora que você já sabe qual é o mais rentável, sorvete italiano ou picolé, clique aqui e veja 4 ideias para trabalhar com sorvete de casquinha.