Abrir uma sorveteria com produtos fabricados artesanalmente é uma oportunidade interessante para quem deseja expandir o seu negócio e atrair uma boa clientela. O sorvete artesanal está em alta e é considerado um alimento super nutritivo; quem experimenta não se arrepende. Mas não basta apenas saber fabricá-lo, um bom armazenamento também é fundamental para que se tenha sempre produtos de excelente qualidade. No post de hoje, você vai aprender 6 cuidados com o armazenamento do seu sorvete artesanal. Confira!
Trabalhando com sorvete artesanal
Talvez você ainda não tenha provado um bom sorvete artesanal, mas saiba que trabalhar com ele é sinônimo de lucratividade. Geralmente, ele é fabricado no mesmo local onde é vendido, sempre com produtos frescos, pronto para o consumo. Para facilitar o seu trabalho, é interessante investir em uma máquina produtora de sorvete artesanal, assim o seu produto terá uma textura e cremosidade diferenciada. Se estiver disposto a fabricá-lo e aprender novas receitas, você atrairá clientes e se destacará da concorrência.
Diferenciais do sorvete artesanal
Ingredientes sempre frescos
O que fará toda a diferença no sorvete artesanal é a utilização de ingredientes selecionados, que vão dar um sabor totalmente natural ao produto. Se for um sorvete de fruta, por exemplo, ela deve estar no ponto de madura; se for um de sabor de café, ele deve ter sido torrado o mais próximo possível da data de utilização e extraído da forma correta. Um dos principais objetivos é preservar o sabor da sobremesa e produzi-la com menos calorias e bem mais sabor, já que são utilizados ingredientes frescos e orgânicos.
Focado na essência
O sorvete artesanal é focado na sua essência, ou seja, é o mais natural possível. Tem cor suave, textura aveludada e cremosa; é pouco aerado e tem sabor marcante. A base para o seu preparo é basicamente creme de leite fresco, pastas naturais, frutas selecionadas, açúcar e baixo índice de gordura (6%). Tudo isso para que o produto apresente maciez, textura e sabor real da fruta. Não leva conservantes, espessantes, estabilizadores e emulsificantes artificiais, por isso sua validade é de apenas de três a quatro dias. Geralmente, ele é produzido no dia do consumo. Ele também não tem adição de gordura hidrogenada, que é fonte de gordura trans e prejudicial à saúde.
Como devo armazenar o sorvete artesanal?
Além da atenção ao modo de preparo e ao uso de bons ingredientes, outros fatores influenciam na qualidade do sorvete artesanal, como o seu armazenamento, por exemplo. Para mantê-lo sempre cremoso e consistente, pronto para ser consumido a qualquer momento, é importante saber armazená-lo da maneira correta, de modo que a qualidade seja garantida e que não haja perdas e estragos. Veja a seguir dicas simples de armazenamento ideal que farão a diferença no resultado final do seu produto!
Sorvete artesanal: 6 cuidados com o armazenamento
1) Verifique a temperatura do freezer
A temperatura ideal para se armazenar o sorvete artesanal é entre -18°C e -20°C. Isso para que ele mantenha sempre a excelente textura que conhecemos.
Vale lembrar que alguns sorveteiros não concordam com essa temperatura. Eles alegam que corre-se o risco dos sorvetes artesanais criarem cristais de água, ficando congelados, endurecidos e perdendo a textura. A temperatura ideal seria inferior a -24°C.
2) Recipientes para armazenamento apropriados
Guarde o sorvete artesanal em recipientes herméticos e seguros. É importante que tenham boa vedação para que não entre ar, afetando o aspecto e a textura da sobremesa. O ideal é que eles sejam rasos e planos, pois ajudam a manter o sorvete com consistência uniforme. Certifique-se de que esses potes são próprios de irem ao freezer e se são resistentes a baixas temperaturas.
3) Cubra o sorvete artesanal com filme plástico
Pressione um pedaço de filme plástico firmemente contra toda a superfície do sorvete artesanal para evitar a formação de cristais de gelo. Isso evitará que o seu sorvete perca todo o glamour de ser artesanal.
4) Guarde o sorvete artesanal na parte de trás ou fundo do freezer
Quando o sorvete artesanal aquece ou esfria demais, essas mudanças de temperatura fazem com que ele adquira uma textura desagradável, perdendo a qualidade. Por isso, nunca armazene o seu sorvete próximo ou na porta do freezer, pois há variações na temperatura devido ao constante abrir e fechar. Armazenando-o na parte de trás ou no fundo do freezer, onde a temperatura é consistente e mais fria, ele não perderá textura, muito menos qualidade.
5) Use freezer exclusivo
Os sorvetes artesanais devem ser mantidos em freezers exclusivos. O contato com garrafas, latas ou qualquer outro produto pode contaminá-los, colocando em risco a saúde dos clientes, pois podem ser contaminados por algum tipo de bactéria. E isso trará consequências ruins, prejudicando a sua imagem e a do seu estabelecimento.
6) Não consuma o sorvete artesanal na embalagem
Nunca consuma o sorvete artesanal diretamente na embalagem. Utilize pegadores para a retirada do sorvete do pote e utilize outra colher para saboreá-lo em outro recipiente. O contato de bactérias e microorganismos presentes na saliva podem estragá-lo.
Conclusão
Viu como não é difícil armazenar o seu sorvete artesanal? Seguindo essas 6 dicas simples, seus clientes sempre poderão contar com sobremesas de qualidade diferenciada. Além de um armazenamento ideal, fique atento também à higiene, afinal, o preparo dos seus sorvetes precisa estar de acordo com as normas de higiene estabelecidas pelos órgãos responsáveis e qualquer erro acarretará em uma má reputação do seu estabelecimento. Agora que você já sabe de 6 cuidados com o armazenamento do sorvete artesanal, clique aqui e saiba por que o sorvete artesanal é mais saboroso!