+55 (16) 3368-0000 polosulsc@polosulsc.com.br

Investir em um novo negócio exige uma lista (bastante extensa) de procedimentos, decisões, escolhas e mais tudo o que envolve o processo de abrir as portas de um comércio.

Se você já decidiu por uma sorveteria, saiba que o processo entre a tomada de decisão e o funcionamento, de fato, da sua loja é tão extenso quanto qualquer outro negócio. As etapas vão desde o plano de negócio, a escolha de quais produtos serão comercializados até a compra do equipamento e o início da produção da mercadoria. No meio deste caminho, um dos pontos mais importantes é a organização e a escolha da estrutura.

Você sabe sobre o espaço que a sua sorveteria precisa? Como organizar o ambiente onde funcionará o seu comércio de sorvetes? Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a parte estrutural da abertura de uma sorveteria!

Espaço

De início, uma das informações mais importantes para quem quer abrir um ponto de vendas de sorvetes é o tamanho do espaço necessário. Estima-se que uma sorveteria pequena necessite de uma loja de, no mínimo, 35m². A área abarcará o espaço para o atendimento dos clientes bem como o local onde ficarão dispostas as mesas, cadeiras, banheiros, etc.

Ordem e higiene

O espaço deve manter padrões rigorosos de limpeza, ordem e higiene. Lembre-se que você comercializará alimentos e esta é uma grande responsabilidade, afinal, a saúde dos seus clientes é que está em jogo. Tudo deve estar em perfeitas condições, conforme dita o RDC 216 Manual de Boas Práticas para os Serviços de Alimentação, da ANVISA.

Estes são alguns cuidados necessários para a estrutura do ponto de venda. Abaixo, estão algumas informações sobre como deve ser a estrutura do local onde será feita a fabricação dos produtos, ou seja, dos sorvetes.

Áreas sujas

Acabamos de ressaltar a importância de uma boa higiene e limpeza no ambiente do seu comércio, por isso, não se assuste. A área suja da qual estamos falando não tem nada a ver com limpeza: trata-se do espaço onde será feito o processamento de materiais-brutos, o armazenamento de itens como os de limpeza, as embalagens e também tudo que envolve as medidas sanitárias dos produtos e materiais utilizados nos processos de fabricação das mercadorias. Por isso, você deve se atentar ao fato de que a sua fábrica de sorvetes precisa ter um espaço destinado a esta função!

Áreas limpas

Já as áreas limpas (que também não têm nada a ver com questões de higiene e limpeza) é o local onde será realizada a manipulação do produto, como o processo de maturação, produção e envase dos sorvetes e picolés.

Construção e disposição do prédio

A parte de construção e layout do prédio que receberá a fábrica dos seus sorvetes deve seguir algumas normas e diretrizes como, por exemplo, paredes de acabamento liso, impermeável  e de cor clara, e lavatórios em boas condições de higiene, com sabonete líquido anti-séptico e sem cheiro. Todas estes requisitos pertencem ao RDC 267/2003 e RDC 275/2002, da ANVISA.

Escoamento de água e resíduos

A água é um dos principais elementos no processo de produção de sorvetes. Através dela podem escoar muitos resíduos com altos teores de lácteos de açúcar e, por serem vulneráveis à fermentação e potenciais propagadores de contaminação, é muito importante que o escoamento de todo este líquido receba atenção. Para isso, é necessário um sistema de dutos e canaletas, fechados e que sejam limpos com frequência, na inclinação do piso.

Agora que você já sabe o básico sobre a parte estrutural para abrir uma sorveteria, você já pode riscar mais um dos itens da lista dos cuidados que merecem atenção! Leia também sobre o porquê de investir no mercado de sorvetes!