O número de pessoas que descobrem sofrer de intolerância ao glúten e à lactose vem crescendo nos últimos anos. Além disso, cada vez mais pessoas também vêm adotando dietas restritivas, sem as duas substâncias, já que elas têm sido apontadas como vilãs para a saúde. Para atender a essa nova demanda, a indústria oferece cada vez mais produtos sem glúten e sem lactose, incluindo massas, salgados e até mesmo sobremesas.
Neste cenário, um produto que vem ganhando destaque é o sorvete, que é vendido na versão restritiva. No texto de hoje, veja como vender mais investindo no sorvete sem lactose e como isso pode ajudar nos seus negócios.
Intolerância à lactose
A intolerância à lactose é causada pela ausência ou deficiência da enzima lactase nas células da mucosa do trato gastrointestinal. Isso provoca uma incapacidade para se quebrar a lactose presente nos laticínios, para que possa ser absorvida. Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, o problema atinge de 6% a 8% das crianças com menos de 3 anos. Entre os adultos, essa porcentagem é de 2% a 3%. Além disso, cerca de 60% das pessoas que têm ou desenvolveram essa intolerância desconhecem o problema e convivem com a doença sofrendo os seus sintomas.
Dietas restritivas
As dietas restritivas sem glúten e sem lactose começaram a ser conhecidas nos últimos anos. Isso graças à divulgação de artistas e celebridades, que afirmam ter emagrecido excluindo alimentos que contêm as duas substâncias da alimentação, mesmo sem ser intolerantes a elas.
Na dieta sem lactose, são excluídos do cardápio o leite e seus derivados, pois acredita-se que o açúcar (lactose) e as proteínas (caseína e beta lactoglobulina) dos laticínios provocam processos inflamatórios, deixando o corpo vulnerável ao ganho de peso e alterações gastrointestinais.
Sorvetes sem lactose
Um dos produtos sem lactose mais procurados pelas pessoas que não podem (ou não querem) ingerir a lactose é o sorvete. A sobremesa queridinha é muito popular em qualquer versão e ainda há uma demanda grande por esse produto. Na maioria das vezes, o produto é fabricado a partir do leite de soja, leite de arroz ou até mesmo do próprio leite da vaca, tratado com a enzima lactase.
Os produtores estão sempre buscando novas informações para que o sorvete sem lactose não perca sabor e textura. Algumas soluções já podem ser encontradas com facilidade: derivado do açúcar de beterraba para substituir o açúcar tradicional, misturas vegetais para evitar a adição de leite e amido de arroz para imitar gordura.
Um nicho a ser explorado
Vender sorvetes sem lactose é uma boa opção para quem quer ganhar destaque e aumentar a lucratividade, sem gastar muito. Já está comprovado que muitas empresas conseguem alcançar sucesso apostando em nichos específicos. Assim, é possível vender mais sem gastar grandes quantias de dinheiro.
Os sorvetes sem lactose são considerados sorvetes saudáveis, com um alto valor agregado. A produção pode ser um pouco mais cara do que a de um sorvete comum, mas ela gera lucros; isso porque é vendido em grande escala. Como há uma alta procura, as pessoas não se importam com o fato de pagar um pouco mais caro por um produto diferenciado, que supre suas necessidades, além de lhes dar prazer.
Como vender mais: mirando novos públicos
Os sorvetes saudáveis também podem conquistar um público que também vem crescendo nos últimos anos: os veganos.
Muitas pessoas têm diminuído o consumo de produtos lácteos devido a uma consciência ambiental.
Você pode pensar em sabores diferenciados para esse público que não contenham nenhum ingrediente de origem animal. É uma forma de aumentar ainda mais o seu leque de ofertas e conquistar novos consumidores. A vantagem é que esses consumidores poderão se tornar clientes fiéis.
Produção
Obviamente, criar sorvetes para pessoas que buscam alternativas ao sorvete tradicional exige um pouco mais de trabalho. O grande desafio é produzir um sorvete que tenha composição diferenciada e nutritiva; mas que mantenha a textura, aparência e sabor parecidos aos do produto convencional lácteo.
Os sorvetes podem ter uma infinidade de sabores como baunilha, morango, chocolate, flocos, manga, coco, entre diversas outras opções. O ideal é usar a criatividade e a imaginação para lançar um sorvete saboroso e de qualidade. Dessa forma, você vai vender mais e agradar os seus clientes.
Dicas
Antes de começar a sua produção de sorvetes sem lactose, pesquise sobre o mercado e os ingredientes que podem ser utilizados. Veja também as substituições que possam ser feitas para deixar o seu produto ainda mais saudável, sem perder as características do sorvete. Procure adquirir equipamentos adequados, como uma máquina de sorvete de qualidade, para que o seu produto final não desaponte o cliente e nem prejudique a sua sorveteria.
Conclusão
Optar pela produção e venda de sorvete sem lactose pode aumentar seu cardápio, aumentar seu leque de ofertas, diversificar o seu público-alvo e fazer você vender mais. Invista nessa ideia e, com criatividade e dedicação, a sua sorveteria pode ter um lucro cada vez maior.
Agora que você já sabe as vantagens de vender sorvete sem lactose, veja como escolher sua próxima máquina de sorvete.