+55 (16) 3368-0000 polosulsc@polosulsc.com.br

Está pensando em montar um negócio e ainda não sabe em que investir? Já pensou em montar uma sorveteria? Sabemos que o mercado de sorvete no Brasil é forte e tem um grande potencial; aqui sempre é tempo de tomar sorvete! Investir nesse setor pode ser uma ótima opção de negócio, desde que tudo seja feito do jeito certo. No post de hoje, falaremos sobre o que você precisa para abrir uma sorveteria simples, mas organizada quanto à produção e à logística. Confira!

Como abrir uma sorveteria simples?

Fique atento

Abrir um negócio, seja ele de qualquer proporção, envolve uma série de planejamentos e etapas. É preciso estudar e tomar decisões que influenciarão diretamente na sua escolha . Adquira os conhecimentos necessários para que a sua atividade seja rentável. Não basta apenas gostar da área de atuação ou ter alguma habilidade no que se propuser a fazer. Há fatores que precisam ser levados em conta, como a concorrência e a demanda de mercado.  Portanto, abrir uma sorveteria vai muito além de comprar alguns equipamentos e ter sorvete para oferecer.

Busque conhecimento da área que vai atuar

Você já vem trabalhando dentro dessa área, entendendo do assunto, ou é a primeira vez? Não tente empreender sem ter alguma familiaridade com o que você estará investindo; tenha, pelo menos, um conhecimento básico do setor. Ao abrir uma sorveteria, caso precise, você saberá fabricar o seu sorvete na falta do sorveteiro. Invista em conhecimento técnico e profissional, aumentando suas chances de lucro.

Planejamento financeiro

Planejar os gastos iniciais é imprescindível para poder manter sua nova atividade nos primeiros meses. Pense nas despesas e até no seu pró-labore — já que você dependerá do seu negócio para se manter. Tudo deve constar no planejamento financeiro, sempre com uma estimativa de venda e crescimento. Muitas pessoas ficam focadas nas vendas, no reconhecimento do seu negócio e no lucro, torcendo para que ele prospere, mas sem um planejamento estruturado.

Antes de começar a investir na abertura de uma sorveteria, faça o planejamento financeiro, pois ele te dará uma estrutura sólida, evitando que haja prejuízos desnecessários.

Ponto do comércio

O local em que você irá montar o seu negócio precisa ser um lugar de grande movimento. Visite-o em horários diferentes durante o dia e verifique se há fluxo de pessoas.

Procure abrir sua sorveteria próxima a ponto de ônibus, escolas, praças, hospitais, supermercados, etc. Sempre onde houver pessoas transitando, pois é sinal de aumento no faturamento.

Criatividade

Todo empreendedor precisa de criatividade para convencer o consumidor de que seu produto é melhor do que o da concorrência. O cliente tem que acreditar que o seu produto é o melhor para ele naquele momento do consumo.

Ao abrir uma sorveteria, aposte em um conceito novo com seleção de ingredientes exclusivos e inovadores, entre outras coisas que ainda não existam na concorrência. Pode ser que o público consumidor pague mais pela inovação, conveniência e sofisticação que você está oferecendo. Convença-o de que seu produto, mesmo com um preço diferenciado, é mais gostoso. Tente competir pela qualidade, não pelo preço.

Depois de estar ciente das importantes observações citadas acima, veja agora dicas de itens básicos para a montagem de uma sorveteria simples:

Do que você precisa?

A estrutura de uma sorveteria é basicamente formada pelo local para instalação do balcão de atendimento aos clientes, espaço para mesas e cadeiras, cozinha e sanitários; tudo em perfeitas condições de higiene.

Para conseguir montar uma sorveteria de porte pequeno, será necessário os seguintes equipamentos:

1) Balcão de atendimento

É o local de comunicação entre o cliente e o funcionário da sorveteria. Em alguns há a exposição dos sorvetes na vitrine.

2) Freezers ( de armazenamento e expositor)

É necessário para armazenar os produtos fabricados na sorveteria. Mantém a temperatura ideal, tendo em vista a consistência do sorvete. Já no freezer expositor, ofereça água, suco, refrigerante, agregando valor ao seu negócio.

3) Embalagens plásticas

Podem ser estilizadas ou apenas uma embalagem convencional. Lembrando que é legal explorar a identidade visual da sua sorveteria com embalagens contendo a logomarca do seu estabelecimento.

4) Terminal eletrônico de ponto de venda (PDV)

Impressora com cupom fiscal, um sistema para administrar o estoque da sua sorveteria.

5) Batedor de Milk Shake

Ideal para o preparo de milk shakes, uma das bebidas preferidas dos clientes. Você poderá inovar nos sabores que vai oferecer na sua sorveteria.

6) Balança

Item que não pode faltar para a pesagem dos sorvetes vendidos a quilo.

7) Mesas e cadeiras (variando de acordo com o tamanho do negócio)

As pessoas gostam de frequentar sorveterias com a família e com amigos para descontrair. É importante um espaço para que todos fiquem à vontade e relaxados.

8) Utensílios para armazenamento (potes e etc)

Importante para a conservação, proteção e higienização dos seus sorvetes. Um produto bem armazenado fica longe do contágio de bactérias e outros tipos de agentes infecciosos.

9) Batedeira industrial

Ótimo equipamento para auxiliar no preparo do sorvete, dando mais homogeneidade ao produto.

10) Liquidificador industrial

Equipamento indispensável na sorveteria, com maior capacidade de preparo de misturas para a produção do sorvete.

11) Fogão semi-industrial

Ideal para atender a lanchonetes e sorveterias pequenas. Com chamas potentes, as receitas são preparadas com muito mais agilidade que num fogão convencional.

12) Maturadores

É o equipamento responsável pela qualidade final do sorvete. Indispensável na sua sorveteria.

13) Formas para picolé

Uma opção mais econômica para quem quer abrir uma sorveteria. Picolés são atrativos para clientes com menor poder aquisitivo.

Esses são os principais equipamentos para montar uma sorveteria, mas pode existir a necessidade de algum outro, dependendo das suas necessidades.

Dica

Outra opção mais barata para montar uma sorveteria é comprar uma máquina de sorvete expresso. Existem máquinas que preparam sundaes e milk shakes também. A vantagem é que o custo de produção é baixo e sua operação muito simples, bastando um ou dois funcionários apenas.

Além dos equipamentos e acessórios, não esqueça de acompanhamentos que podem fazer a diferença na hora de incrementar o seu sorvete:

  • coberturas;
  • casquinhas ( biscoito, cestinha, etc.);
  • castanhas de caju;
  • chocolate e cacau;
  • coco ralado;
  • crocante;
  • rolinhos wafer.

Use a criatividade e faça a diferença na sua sorveteria!

Como você pode observar, para abrir uma sorveteria é necessário estar atento a uma série de fatores. Ela precisa ser bem equipada, até mesmo para oferecer o serviço com o máximo de qualidade e eficiência. Afinal, esse será o seu maior investimento e você não poderá cometer erros. O importante é que o ambiente seja aconchegante, confortável, bem arrumado e higienizado. E isso você consegue fazer. Basta ter bom gosto, ser atento aos detalhes e dar o seu melhor.

Abrir uma sorveteria exige dedicação. Você precisa trabalhar muito para ter sucesso. De nada adianta um investimento no setor se você não estiver preparado para levar o negócio adiante. O negócio de sorvetes é bom e rentável, e se dedicar a ele com precisão te ajudará a sair na frente dos seus concorrentes.

Comece pequeno, vá se aperfeiçoando e cada vez mais crescendo e alavancando o seu negócio. Você pode ter sucesso, só depende de você mesmo. As dicas acima são importantes para dar o pontapé inicial; há outros detalhes como o transporte dos sorvetes (se a sua produção for em outro local ou mesmo de você distribui seu produto em postos de revenda); o que você sabe sobre transportar sorvetes? Trata-se de um produto sensível e delicado à temperatura. Veja abaixo!

6 cuidados no transporte de sorvetes

Por que é necessário ter um transporte adequado?

Se o seu sorvete perder a qualidade por causa de transporte, você poderá ter um prejuízo financeiro, além de um grande risco de perda de credibilidade. O consumidor não vai querer saber se o problema aconteceu no ponto de venda, no distribuidor logístico ou na fábrica, ele vai culpar a sua marca pela má qualidade do produto. Reverter uma má impressão em tempos de redes sociais pode ser uma tarefa muito difícil. Do que adianta ter máquinas de sorvetes de última geração, um produto de qualidade e saboroso, se a sua marca não tiver credibilidade com o público?

Consequências de um transporte de sorvetes inadequado

O sorvete é delicado e pode ser danificado por fatores como força mecânica e choque, pressão, odores, exposição ao ar, alta temperatura de armazenamento e ciclos térmicos, que ocorrem devido a um transporte inadequado.

Ele deve ser mantido frio com flutuações mínimas de temperatura, da fábrica ao frigorífico do varejista. Caso isso não ocorra, o sorvete pode ter a textura, o sabor e a cremosidade alterados. Um transporte inadequado pode ocasionar os seguintes problemas no sorvete:

  • Arenosidade: alteração na textura do sorvete, que pode ser causada pela recristalização do sorvete (quando cristais de gelo derretem e depois recristalizam, aumentando de tamanho) e pela formação de cristais de lactose. Sua presença é perceptível na boca pela semelhança com grãos de areia;
  • Sorvete liguento: o sorvete fica com a aparência viscosa e fluida;
  • Separação de fases: separação dos componentes do sorvete. O soro vai para o fundo da embalagem, levando com ele os açúcares concentrados e outros materiais dissolvidos;
  • Perda de cor;
  • Derretimento.

Os cuidados

1) Veículo

Esse é um dos principais fatores que você deve levar em conta quando o assunto é transportes de sorvetes.  Ele deve operar em condições adequadas, sem deixar que os produtos que transporta percam a qualidade durante o trajeto. Veja alguns pontos que devem ser observados:

  • Degelo do veículo a cada 15 dias;
  • Bom isolamento térmico, fundamental para manter a temperatura ideal;
  • Bom funcionamento das placas eutéticas (acumuladores de frio que são congelados antes de uma viagem), que devem ser resfriadas pelo motor de refrigeração em tempo adequado.

2) Temperatura Adequada

Outro ponto essencial é que o veículo esteja com uma temperatura adequada para o transporte de sorvete. O mais indicado é que o interior (a câmara fria) esteja com uma temperatura abaixo de -22°C. Dessa forma,o sorvete terá uma diferença de 4°C para o limite aceitável do produto.

3) Carregamentos

O carregamento dos veículos deve ser realizado o mais rapidamente possível e pelo menos seis horas antes dele sair para o local de entrega. O veículo só deve sair do local quando as placas eutéticas estiverem a uma temperatura menor ou igual a -33ºC.

4) Viagem

Durante a viagem, é necessário verificar remotamente a carga para garantir a qualidade da entrega. O essencial é que os sorvetes fiquem o menor tempo possível em transporte. Outra dica importante é determinar como será feito o rastreamento do caminho percorrido pelos veículos, para que não haja risco de perda da carga.

5) Entrega

Fase crítica, já que tudo acontece longe da sua empresa. Para que não haja nenhum problema, é necessário que o entregador se adapte à situação de cada cliente e verifique algumas questões importantes, como se há um espaço adequado para armazenamento dos produtos e se a temperatura local está adequada.

6) Logística

Para que nada dê errado, é preciso um planejamento de produção, armazenamento e distribuição. O ideal é planejar com antecedência os horários de carregamento e entrega, verificar os locais e escolher com cuidado a empresa que vai realizar o transporte.

Agora que você já sabe mais sobre como se organizar para equipar, montar e operar o seu negócio com sorvetes, que tal partir para o ponto principal, que é a escolha dos equipamentos? A Polo Sul é referência no mercado de máquinas para sorvete e está à sua disposição para realizar o sonho de abrir o seu negócio. Acesse o nosso site e confira nossos modelos!