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Entender e conhecer os seus (possíveis) clientes é, sem dúvidas, a chave do sucesso para qualquer negócio. Afinal, são eles que terão contato com o seu produto e optarão por consumi-lo ou não. Por isso, é importante que você saiba exatamente para quem está vendendo. Isso para nutrir cada vez mais o relacionamento entre vocês. Assim, você garante clientes fiéis à sua marca e ao seu produto. Saiba qual é o perfil de consumidor da sua empresa, para aprimorar o seu negócio e conquistar sempre novas clientelas.

A melhor pessoa para conhecer os seus clientes é quem os atende

Além de ter peso na simpatia do seu cliente com o seu negócio, o atendimento é valioso para muitas coisas. Pense que esta é a hora em que você está em maior contato com o consumidor. Além de fornecer um bom atendimento – o que também contribui para o crescimento do seu negócio -, você pode também observar como é o perfil de quem compra seus produtos, o que eles preferem mais ou menos, como o seu preço é visto por quem chega no seu estabelecimento pela primeira vez, quais são os elogios e, principalmente, as queixas que eles mais fazem, etc.

Se o seu negócio está presente na internet, saiba que este espaço também é um ótimo canal para você ouvir o que os seus clientes têm a dizer. Nem sempre os comentários chegarão diretamente à sua empresa, mas há uma série de ferramentas que podem auxiliar no busca pela opinião dos seus consumidores.

Pesquisas de público podem ser muito úteis

Periodicamente, realizar pesquisas de público pode ser interessante a fim de coletar informações; ou atualizar e equilibrar as informações que você já tem. Pode ser que, com o passar do tempo, a sua empresa tenha alterações no perfil do consumidor. Assim, saber quando, como e por quê isso acontece é extremamente importante.

Saber com quem a sua marca está se relacionamento é essencial para que você seja cada vez mais assertivo com os seus produtos. Estar em posse dessas informações vai fazer com que o processo de compra, da abordagem até a satisfação com o produto, atenda (ou mesmo supere!) as expectativas do seu cliente.

Invista no atendimento

Como já falamos anteriormente, o atendimento é uma das etapas mais importantes no processo de compra. Tamanho é o poder desse momento, que não é raro encontrar empresas que chegaram à falência e cuja reclamação maior por parte dos clientes eram as falhas no atendimento. É sempre importante lembrar, ainda que essa não seja uma informação agradável, que o cliente tem o maior potencial para derrubar um empreendimento e encará-lo dessa maneira pode salvar a sua estratégia de atendimento!

Gentileza e eficiência

Não é preciso muito esforço para saber, mas vale reforçar! Grande parte dos clientes acredita que se tivesse recebido maior atenção, o atendimento teria sido mais agradável e eficiente.

Além disso, lembre-se que a pessoa que chega até a sua sorveteria, está buscando um produto muito ligado a momentos de lazer, diversão e descanso; por isso, não é nem um pouco interessante que você contribua com qualquer sentimento que fuja dessas situações.

Ser gentil, prestativo, atencioso e — por que não? — divertido vai fazer com que os seus clientes se sintam cada vez mais especiais e satisfeitos.

Agora que você já sabe como conhecer seus cliente é importante na ideia de expandir sorveteria, que tal ficar por dentro dos tipos e sabores de sorvete para o verão 2018?