Ampliar o próprio negócio é sempre um dos objetivos de quem empreende. Ver a clientela aumentar, a produção crescer e o negócio se tornar destaque na sua cidade ou região é uma das maiores recompensas que alguém poderia ter.
No mundo dos sorvetes, esse crescimento é uma realidade comum, já que o mercado tem se expandido com bastante fervor. Um dos primeiros passos de quem está começando a lidar com o crescimento da sua produção de sorvetes é a troca ou aquisição de novas máquinas. Mas como comprar sabiamente? Neste post, nós reunimos algumas dicas que vão te ajudar a escolher a sua próxima máquina de sorvete!
Pesquise sobre produtos para inovar
Para expandir a sua sorveteria, você pode aumentar a sua produção ou também incluir novas opções em sua cartela de produtos. No caso da última opção, é preciso fazer uma pesquisa de mercado com foco em descobrir o que é mais interessante de ser comercializado. Isso considerando, principalmente, dois fatores: o seu público e a sua localização. Estar por dentro das tendências também pode ser um caminho para descobrir produtos interessantes de serem comercializados no seu negócio. Sorvete de casquinha, de açaí, gelato, sorvete de massa, picolé: as opções são várias e é a partir dessa decisão que o restante do processo se dará!
Conheça as máquinas
O próximo passo é escolher a máquina de sorvete. No mercado, estão disponíveis diversas opções de máquinas que fabricam um mesmo produto. No caso das produtoras de sorvete de massa, há as verticais e as horizontais, com funções e resultados diferentes. Há, ainda, máquinas conjugadas que trabalham com a produção de até dois tipos de sorvete!
Esteja por dentro de todas as opções e saiba o que se adequa melhor ao tipo de produto que você quer começar a vender. Se o objetivo é trabalhar com sorvetes de massa recheados, uma produtora vertical é a melhor opção, por exemplo. A dica de ouro é: planeje e coloque tudo no papel: modelos, fornecedores, diferenciais de cada marca e modelo, etc. Assim, tudo ficará mais claro e será mais fácil acertar na escolha!
Defina a produtividade que deseja
O próximo passo é escolher a produtividade da sua máquina de sorvete. Nesse sentido, de acordo com o tipo de produto, há máquinas com produtividade diferentes. É preciso considerar também a estimativa de saída para cada produto e a organização da sua produção. Uma picoleteira que produz 200 picolés por hora, funcionando 1 dia na semana por 4 horas, dá conta de produzir 800 picolés semanais, por exemplo. No caso de você preferir trabalhar com a máquina apenas 1 hora por dia, durante 5 dias na semana, um equipamento com essa produtividade não dará conta de atender a uma demanda maior do que 1.000 picolés semanais.
Aqui, novamente, vale a dica do planejamento! Coloque no papel o seu plano de produção e verifique qual modelo se adequa mais ao que você pretende.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como escolher a sua próxima máquina de sorvete, que tal conferir as opções que a Polo Sul tem para você?