+55 (16) 3368-0000 polosulsc@polosulsc.com.br

O ramo alimentício cresce exponencialmente, com o passar dos anos. Esse mercado é o responsável por abastecer a mesa dos consumidores e, por isso, conta com uma série de restrições e legislações que atuam sobre a fabricação e manipulação dos produtos. Assim, procura-se ao máximo obter a garantia de que a saúde e a segurança estão em primeiro lugar.

Um exemplo de exigência para aqueles que trabalham com alimentos é o cuidado com o material de equipamentos, bancadas e superfícies. O aço inox é um dos mais comuns quando o assunto são as indústrias alimentícias. Mas o que você sabe sobre ele? E sobre suas variações? O aço AISI 304 também é muito utilizado, você conhece? Neste post, separamos algumas informações para você ficar por dentro desses materiais e de suas importâncias na indústria. Confira!

 

O que é aço inox?

Aço inox, ou aço inoxidável, é um material de liga metálica cuja composição é a mistura de ferro e determinada quantidade de cromo. Essa combinação torna o aço inox mais resistente ao calor, ao impacto e, sobretudo, à corrosão. A resistência do aço inox inclui também eventuais elementos liberados pelos próprios alimentos que serão manuseados sob superfícies e em equipamentos fabricados com esse material. Trata-se de um material que não é passível de quebras ou rachaduras.

No entanto, a composição do aço inox pode variar e, assim, dentro da categoria dos aços inoxidáveis, há diversos tipos, como é o caso do aço AISI 304.

 

O que é o aço inox AISI 304?

Trata-se de uma variedade do aço inox, composto por ferro, cromo e níquel. Essa combinação é comumente chamada de aço austenítico. Seu diferencial é a o poder ainda maior de resistência à corrosão e à oxidação. Esse tipo de aço inox é o mais utilizado nas indústrias alimentícia, farmacêutica, hospitalar, química e aeroespacial!

 

Por que são tão importantes?

Como já dissemos, a indústria alimentícia e os ramos que manipulam alimentos devem ter processos muito seguros em sua produção, legalmente registrados. Assim, o aço inoxidável, sobretudo o aço AISI 304, é o mais indicado para compor partes de equipamentos e superfícies utilizadas na fabricação. No caso do aço AISI 304, por exemplo, as vantagens vão além da resistência. O material é fácil de limpar, o que é muito importante para esse tipo de indústria; conserva o gosto e o odor natural do alimento, evitando alterações; possui baixíssima retenção biológica, por se tratar de um material que não desenvolve fissuras, entre outros diferenciais.

Outro ponto muito importante é que esse material possui um excelente custo-benefício; também é o mais aceito pela agência de vigilância sanitária.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os materiais ideais para as máquinas que manipulam alimentos, que tal saber como escolher a sua máquina de sorvete? Confira aqui!