O sorvete de açaí é uma das tendências que vêm ganhando espaço verão após verão. Leve, refrescante e energético, o açaí também é bastante versátil e pode ser servido com uma série de acompanhamentos. Assim, o público consumidor deste tipo de sorvete é grande. Nesse sentido, tem crescido também o número de interessados em investir na área. Seja para atuar como fornecedor ou simplesmente para abastecer sua própria sorveteria ou quiosque, fabricar o produto traz uma margem de lucro bastante interessante. Mas como fazer açaí? Veja neste post algumas dicas para quem está começando a produzir o sorvete!
Como fazer açaí?
Trabalhe com matéria-prima de qualidade
A base para qualquer produto de sucesso, com certeza, é a qualidade. Por isso, na hora de escolher os fornecedores da barra de açaí congelada, procure saber sobre a empresa, sobre o processo de fabricação e, se possível, tenha contato com quem já trabalha com esses produtos.
Tenha as máquinas necessárias
Depois de escolhido o fornecedor, é hora de escolher as máquinas. E, assim como na matéria-prima, a premissa é a mesma: preze por qualidade. O equipamento utilizado tem muita influência no resultado final do sorvete. Sobretudo no caso da barra de açaí congelada, é preciso que a máquina lide com a quebra dos cristais de gelo sem aquecer a mistura! Também é preciso que a produtora garanta homogeneidade na mistura. Para saber como fazer açaí, veja os equipamentos utilizados na fabricação dessa delícia!
Triturador
Se você deseja investir na fabricação completa, é preciso o auxílio de um triturador de açaí congelado. Geralmente, compra-se a barra congelada e, para transformá-la em calda, é preciso que o material passe por uma trituração eficiente. Recomenda-se que esse processo se dê em um equipamento adequado para garantir a homogeneidade e textura da calda.
Produtora
Depois que a calda estiver pronta, é comum que se utilize uma produtora para transformá-la, definitivamente, em sorvete. Há diversos modelos de produtoras, com diferentes capacidades de produção. A função desse tipo de equipamento é congelar a calda, deixando-a no ponto e temperatura corretos. Por isso a importância de fazer uma escolha correta! Os modelos verticais, horizontais e contínuos (que também fabricam outros tipos de sorvete e de creme) têm suas particularidades e o ideal é que você avalie as suas necessidades e demandas para, então, identificar o modelo perfeito para você!
Expresso
O sorvete expresso é um dos tipos de sorvete mais comuns. E agora, com a moda do açaí, foi repaginado para atender a essa tendência. O expresso de açaí pode ser servido tanto na casquinha, como os sorvetes mais comuns, quanto nos potes, em porções mais incrementadas. Uma dica interessante são as máquinas com saída para mais de um sabor: você pode obter massas de açaí mesclado com outro tipo de sorvete, podendo inovar nas combinações!
Por que ter uma máquina de açaí é bom um negócio?
Junto com as paletas mexicanas, o sorvete de açaí é um dos produtos que têm feito bastante sucesso nos últimos tempos. Original da região norte do país, o açaí é uma fruta semelhante à jabuticaba e que ganhou novas roupagens com a sua popularização. Hoje, a fruta ficou bastante famosa na forma de sorvete, sendo consumida com outras e guloseimas. No Rio de Janeiro, por exemplo, estima-se que tenham sido consumidas 500 toneladas/mês no ano de 2015.
Assim, cresceu também o interesse das pessoas em empreender na área: de donos de sorveteria a proprietários de fábricas de sorvete, muitos se interessaram em comercializar a iguaria. Mas por que ter uma máquina de açaí é um bom negócio? Confira neste post!
É um alimento saudável e nutritivo
Por se tratar de um produto à base de fruta, o sorvete de açaí já conquista consumidores sem precisar de esforço. De um tempo para cá, é comum que a gente se depare com pessoas mais preocupadas com a saúde. Não é a toa que o mercado de produtos naturais e saudáveis só tem crescido. Assim, o açaí conquistou seu espaço unindo o doce da fruta à sobremesa gelada, de maneira equilibrada e natural. Por não levar leite na composição, o sorvete de açaí também acaba ficando mais refrescante. Além disso, é acessível aos grupos com restrições alimentares como alergia à lactose.
Tem baixo custo de produção
Quando se pensa em comercializar um produto, uma questão de peso na decisão é: qual é o custo de produção? Isso porque esse valor influencia diretamente no preço final da mercadoria e, assim, tem reflexo nas vendas. É claro que alguns fatores podem intervir nesses números, mas, de um modo geral, os lucros com a venda de sorvetes à base de açaí podem ser até 5 vezes maiores do que o custo por unidade.
Há variedade
O sorvete de açaí pode vir em diversos formatos: massa, picolé, expresso, suco, etc. E o melhor de tudo são as possibilidades de combinação! É possível mesclar com outros sorvetes ou combinar com outras frutas, chocolates, coberturas, cereais, etc. Assim, o açaí acaba sendo bastante versátil, podendo atender aos mais diversos gostos. Há modelos de máquinas de açaí, inclusive, que fabricam outros tipos de sorvete.
É refrescante
Como nós já dissemos, o sorvete de açaí é bastante refrescante. Isso, especialmente em um país cujas temperaturas costumam ser muito altas durante quase todo o ano, é bastante interessante. E é o fato de ser uma junção homogênea de fruta, água e, a depender do caso, xarope de guaraná que torna a sobremesa tão leve e saborosa nos dias quentes.
Conheça a PSOFT Açaí 180
Máquina compacta
Ideais para quem dispõe de pouco espaço, os 3 modelos de produtora expresso da Polo Sul são eficientes, especialmente o modelo PSOFT Açaí 180. Este modelo pode ser colocado sobre bancadas e mede 57 centímetros de frente, 80 centímetro de profundidade e 79 centímetros de altura, pesando apenas 120 kg. O modelo é excelente para quem está experimentando a produção desse tipo de sorvete, já que é o menor da categoria, sem abrir mão de boa produtividade!
Boa capacidade de produção
É difícil acreditar que um equipamento tão pequeno tenha uma capacidade de produção tão boa! Essa máquina de açaí produz até 180 casquinhas por hora, levando apenas 5 minutos para iniciar a produção. Isso facilita a rotina do produtor e da produção, já que não é preciso aguardar horas pelo funcionamento da máquina.
Cuba, bico de extração e outros detalhes
Por ser mais compacta, a PSOFT Açaí 180 conta com 1 bico de extração, para a produção de um sabor. Além disso, a máquina também conta com 1 cuba com capacidade para 10 litros de calda. Além disso, o condensador é com ar — isto é, não necessita de torre de resfriamento — e a voltagem é bifásica. Para atender a cada necessidade, a produtora PSOFT Açaí 180 tem regulagem de textura na extração do açaí, além de um sistema de conservação do produto que permite armazená-lo na máquina durante a noite.
Máquina e chassis em aço inoxidável
A durabilidade é um excelente indicador de qualidade quando o assunto são máquinas para sorvete. Por isso a Polo Sul preza tanto pela qualidade dos equipamentos que comercializa. A PSOFT 180 Açaí — e toda a linha Polo Sul — é fabricada em aço inoxidável, inclusive o chassis do equipamento. Além disso, não se trata de um aço inox qualquer: em aço AISI 304, material muito resistente a desgastes como a corrosão, além de ser utilizado na indústria alimentar, hospitalar e farmacêutica.
Dispositivos de segurança
Um ponto que merece bastante atenção é a segurança do equipamento. Prezando por isso, a Polo Sul traz em todas as suas máquinas dispositivos de segurança como chaves geral, de proteção e de emergência, além de serem fabricadas de acordo com a norma NR10 de proteção elétrica.
Agora que você conhece melhor a PSOFT Açaí 180, que tal solicitar o seu orçamento? Acesse o nosso site e preencha o formulário. Clique e saiba mais sobre a Polo Sul Máquinas para Sorvete!