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O objetivo de quem trabalha com o comércio de produtos é, claro, vender mais. Aumentar o número de clientes, levar a marca para que mais pessoas possam conhecê-la, estimular uma compra recorrente ou simplesmente tornar-se referência no seu segmento; você com certeza tem um (ou mais, ou todos!) esses desejos.

Trabalhar com sorvetes é ter uma flexibilidade que muitos outros negócios não têm: primeiro, pelo fato de que o seu produto é um alimento, e alimentos conquistam pessoas; e segundo porque a criatividade tem margem perfeita para acontecer quando o assunto é a produção de sorvetes. Mas você sabe como pode unir tudo isso e potencializar as suas vendas? No post de hoje, vamos conversar um pouco sobre como você pode refletir para aumentar a sua venda de sorvetes!

Como vender mais sorvetes?

Explore as épocas do ano

Na mente de muitas pessoas, o cenário ideal para a venda de sorvetes é o verão. A temperatura está lá no alto, as pessoas saem mais de casa, buscam por maneiras de se refrescar e, nessas situações, o sorvete pode parecer o aliado perfeito.

Mas, na verdade, o segredo é pensar e explorar todas as épocas do ano e não ficar retido somente na ideia de que o verão é a estação que reina quando o assunto é sorvete. E quando falamos em explorar as estações do ano, não estamos falando em simplesmente pensar em uma ou outra maneira (geralmente clichês) de incorporar novos produtos ao cardápio.

Quando o inverno chega, você provavelmente já deve ter visto (nem uma e nem duas vezes) sorveterias trazendo o tradicional petit gateau ou as famosas caldas quentes. Mas será que reproduzir essa ideia é inovar? Experimente outras coisas: faça testes, prove, peça a opinião de outras pessoas. Nesse momento, você não tem nada a perder deixando a imaginação tomar as rédeas dos experimentos.

Já pensou em servir uma caneca de chocolate quente cremoso, com uma bola de sorvete dentro? Observar o sorvete derretendo aos poucos em meio ao chocolate pode encantar os seus clientes.

Aqui, a palavra-chave é experimentar coisas novas: teste, experimente e invente! O mesmo vale para as outras estações do ano: já pensou quantos sabores diferentes e interessantes é possível fazer se inspirando no outono?

Expanda o negócio

Imagine o seguinte cenário: uma sorveteria que tem uma boa produção diárias, é bem conhecida e está sempre com movimento: tudo aquilo que é produzido, é vendido quase no mesmo dia. Para um empreendedor comum, esse é o cenário perfeito: é só continuar assim, sem maiores problemas.

Mas e se, talvez, a produção pudesse aumentar? Em um cenário como esse, possivelmente um aumento na produção resultaria em um aumento também nas vendas.

Expandir um negócio que já é promissor pode ser a chave para uma virada de sucesso. Aposte em equipamentos com uma capacidade de produção maior e mais variada e ofereça mais ao seu cliente. Se ele já gosta do que você tem, dificilmente não vai gostar do que mais você pode oferecer a ele!

Inove a produção

Como dissemos no tópico anterior, aumentar e variar a produção pode ser o que o seu negócio precisa para alavancar ainda mais as vendas. Já pensou em vender gelato? E picolés recheadosSorvete expressosorvete de açaímassas recheadas? Há no mercado uma grande variedade de equipamentos que podem te ajudar a inovar a sua produção, trazendo produtos de qualidade e diferenciados.

Como falamos, expandir o negócio faz toda a diferença. Mas como almejar essa conquista? Um dos fatores que contribuem para o crescimento de uma empresa é, sem dúvidas, conhecer os seus clientes. Afinal, é para eles que você vende, certo? Veja como fazer isso!

A importância de conhecer seus clientes

Entender e conhecer os seus (possíveis) clientes é, sem dúvidas, a chave do sucesso para qualquer negócio. Afinal, são eles que terão contato com o seu produto e optarão por consumi-lo ou não. Por isso, é importante que você saiba exatamente para quem está vendendo. Isso para nutrir cada vez mais o relacionamento entre vocês. Assim, você garante clientes fiéis à sua marca e ao seu produto. Saiba qual é o perfil de consumidor da sua empresa, para aprimorar o seu negócio e conquistar sempre novas clientelas.

A melhor pessoa para conhecer os seus clientes é quem os atende

Além de ter peso na simpatia do seu cliente com o seu negócio, o atendimento é valioso para muitas coisas. Pense que esta é a hora em que você está em maior contato com o consumidor. Além de fornecer um bom atendimento – o que também contribui para o crescimento do seu negócio -, você pode também observar como é o perfil de quem compra seus produtos, o que eles preferem mais ou menos, como o seu preço é visto por quem chega no seu estabelecimento pela primeira vez, quais são os elogios e, principalmente, as queixas que eles mais fazem, etc.

Se o seu negócio está presente na internet, saiba que este espaço também é um ótimo canal para você ouvir o que os seus clientes têm a dizer. Nem sempre os comentários chegarão diretamente à sua empresa, mas há uma série de ferramentas que podem auxiliar no busca pela opinião dos seus consumidores.

Pesquisas de público podem ser muito úteis

Periodicamente, realizar pesquisas de público pode ser interessante a fim de coletar informações; ou atualizar e equilibrar as informações que você já tem. Pode ser que, com o passar do tempo, a sua empresa tenha alterações no perfil do consumidor. Assim, saber quando, como e por quê isso acontece é extremamente importante.

Saber com quem a sua marca está se relacionamento é essencial para que você seja cada vez mais assertivo com os seus produtos. Estar em posse dessas informações vai fazer com que o processo de compra, da abordagem até a satisfação com o produto, atenda (ou mesmo supere!) as expectativas do seu cliente.

Invista no atendimento

Como já falamos anteriormente, o atendimento é uma das etapas mais importantes no processo de compra. Tamanho é o poder desse momento, que não é raro encontrar empresas que chegaram à falência e cuja reclamação maior por parte dos clientes eram as falhas no atendimento. É sempre importante lembrar, ainda que essa não seja uma informação agradável, que o cliente tem o maior potencial para derrubar um empreendimento e encará-lo dessa maneira pode salvar a sua estratégia de atendimento!

Gentileza e eficiência

Não é preciso muito esforço para saber, mas vale reforçar! Grande parte dos clientes acredita que se tivesse recebido maior atenção, o atendimento teria sido mais agradável e eficiente.

Além disso, lembre-se que a pessoa que chega até a sua sorveteria, está buscando um produto muito ligado a momentos de lazer, diversão e descanso; por isso, não é nem um pouco interessante que você contribua com qualquer sentimento que fuja dessas situações.

Ser gentil, prestativo, atencioso e — por que não? — divertido vai fazer com que os seus clientes se sintam cada vez mais especiais e satisfeitos.

Agora que você já sabe sobre como conhecer melhor seus consumidores, que tal pensar um pouco sobre o seu produto? Afinal, ele é um item mais do que importante, né?

Como a embalagem do seu sorvete te ajuda a vender mais?

Influência na decisão de compra

O melhor material promocional é a embalagem. Ela tem influência na nossa decisão de compra, é um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Para você vender mais na sua sorveteria, a embalagem deve ser pensada de acordo com as características do sorvete oferecido, levando em consideração informações essenciais, como a forma que a sobremesa será consumida, sua validade, o armazenamento… Enfim, todos esses fatores interferem no modelo e no material que a embalagem deve ser fabricada. Se ela não for condizente com o sorvete, haverá uma procura menor por ele.

Como posso utilizar a embalagem para me comunicar com o meu cliente?

A embalagem tem cada vez mais reforçado a sua importância. Ela é importante ferramenta de marketing com o consumidor, é um excelente meio de comunicação para vender mais. Ela comunica a partir do design, da apresentação, das cores que envolve, do seu formato; a partir da funcionalidade, facilidade no transporte, e a partir das informações nela contidas. Junto dessa comunicação informativa, você soma a comunicação persuasiva, aquela que atrai, que chama a atenção a partir da logomarca, a partir das cores, de elementos de comunicação atrativos que convençam o consumidor a compra e que façam com que ele se sinta bem ao comprar o produto que está adquirindo.

Como escolher a embalagem dos seus sorvetes?

Entretanto, a embalagem para sorvete não é apenas uma ferramenta de comunicação visual. Ela serve, basicamente, para proteger e conservar a qualidade do sorvete, preservando suas características originais, como cor, sabor, textura e aroma.

Ao escolher as embalagens que serão utilizadas na sua sorveteria, fique atento a alguns fatores importantes, que farão toda a diferença na hora do consumo do seu sorvete. A seguir, um passo a passo para não errar na escolha:

1) Capacidade

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas não têm tempo para saborear a sobremesa na própria sorveteria. Elas compram e vão consumindo pelo caminho. Por isso, para você vender mais, é importante investir na aquisição de potes com capacidade para uma quantidade menor de sorvete. Lembrando que potes menores têm menor custo benefício e consumidores gostam, pelo preço e pela praticidade de abrir e comer na hora.

2) Criatividade no design

Uma das funções da embalagem é diferenciar sua marca e consolidar sua identidade visual com o consumidor. O design é idealizado para identificar a marca da sua sorveteria. Ele deve ter o poder da atratividade, ou seja, aquilo que faz com que você foque na embalagem para comprar. O design agrega valor ao produto, já que uma embalagem personalizada oferece vantagens para a sua sorveteria, pois atende de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor.

Invista em embalagens personalizadas, assim sua sorveteria poderá vender mais e ser competitiva. O design é um serviço especializado, com uma ótima relação custo-benefício e que pode ser facilmente acrescentado nas embalagens da sua sorveteria.

3) Garantia de qualidade

Depois de prender a atenção do consumidor, a embalagem deve ainda ajudar a vender o seu produto, ou seja, ela tem que mostrar suas vantagens e benefícios. E um desses benefícios é a garantia na qualidade do pote e, consequentemente, do sorvete. Uma embalagem de qualidade manterá a sua sobremesa protegida, além de preservar suas características. Isso durante o transporte, estocagem ou a comercialização com o consumidor final.

Diferentes materiais são utilizados na fabricação de embalagens para sorvetes, e sua composição não pode constituir perigo à saúde do consumidor; portanto, procure por embalagens que atendam às especificações técnicas das legislações para embalagens e materiais para contato com alimentos definidos pela ANVISA.

Adquira potes com garantia de qualidade; com bons materiais, sua sorveteria poderá vender mais.

4) Evite desperdício

É muito importante que se mantenha o sorvete em uma temperatura ideal de conservação. Daí a necessidade de uma boa embalagem, pois terá menos perdas e desperdícios, já que os  produtos estarão devidamente protegidos. Para vender mais em sua sorveteria, invista em embalagens que evitem esse desperdício; embalagens em que os clientes possam estar adquirindo o sorvete e levá-lo aonde for preciso, sem desperdiçá-lo.

5) Traga informação

As embalagens são geradoras de informações. Pode ser apenas uma descrição do produto, ou podem existir informações adicionais, como a validade e o modo de consumo. Tente conciliar todas as informações possíveis na embalagem da sua sorveteria, dando segurança ao consumidor. Assim, ele terá todos os informativos necessários daquilo que ele estará consumindo.

6) Garantia de proteção ao sorvete

De que adianta comunicar beleza e não trazer proteção ao sorvete? As embalagens atuam como uma barreira que protege o alimento do meio externo, de agentes contaminantes que o tornem impróprio para o consumo. Ela deve ter todos os atributos necessários para que a sobremesa permaneça em condições apropriadas para o consumo e para a saúde do consumidor.

Para que a sua sorveteria possa vender mais, invista em embalagens que garantam a proteção do seu sorvete e dos seus clientes.

7) Meio Ambiente

As embalagens hoje assumem papel importante no centro das discussões sobre meio ambiente. Como continuar valorizando embalagens e ao mesmo tempo respeitar o ambiente? Devido a sua versatilidade, atualmente, a maioria das embalagens para sorvetes é produzida por materiais plásticos (características de flexibilidade, leveza, baixo custo, variedade, entre outras).

No entanto, a maioria dos plásticos ou polímeros é de origem petroquímica (fonte não renovável) e pode levar dezenas ou centenas de anos para se decompor na natureza. Em preocupação a essa situação, têm-se buscado meios alternativos para reduzir tais impactos ambientais. Isso se dá através do desenvolvimento dos biopolímeros, que são polímeros de fontes renováveis, produzidos pela natureza e que podem ser também biodegradáveis.

Portanto, agregar valor a sua sorveteria também é uma mudança de comportamento. Para você vender mais, escolha embalagens mais eficazes, biodegradáveis. Assim, seu estabelecimento sairá na frente e estará “plantando o futuro”.

Conclusão

Como vimos nesse passo a passo, para você vender mais, uma boa embalagem, um bom atendimento e um bom planejamento podem fazer toda a diferença na sua sorveteria!

Em outras palavras, esses detalhes são essenciais para ajudar no crescimento das vendas do seu estabelecimento. Se a sua embalagem não for atraente e não trouxer as informações desejadas, e se o seu atendimento não for bom, provavelmente o consumidor optará pelo sorvete da concorrência.

Agora que que você já sabe de tudo isso, conheça 7 produtos essenciais e 7 opcionais para a sua sorveteria!