+55 (16) 3368-0000 polosulsc@polosulsc.com.br

Algumas decisões são cruciais na hora de abrir um negócio, como a localização, a gestão e também a escolha do nome do estabelecimento. E uma das principais dificuldades do empreendedor que está começando é escolher o nome da sua empresa. A escolha deve ser bem pensada para não gerar problemas no futuro. Se você está na dúvida de como abrir uma sorveteria e como nomeá-la, elencamos neste post dicas de como proceder para a escolha de um bom nome para ela. Confira!

Por que a escolha do nome da sorveteria é tão importante?

Em um mercado tão competitivo como o de sorvete, ter um excelente produto para ofertar, por si só, não garante bons resultados. Mais do que um bom produto, é preciso atrair os clientes. Possuir uma marca forte e criativa fará toda a diferença.

Por isso que, ao pensar em como abrir uma sorveteria, um dos aspectos mais importantes para o sucesso é o seu nome. Pois através dele o estabelecimento é individualizado e pode ser identificado pelos consumidores.

Dificuldades na hora da escolha

Como foi dito acima, se você está montando uma sorveteria precisa entender que a escolha do nome será um diferencial no seu estabelecimento. Muitos empreendedores sabem dessa importância, mas sentem dificuldades para escolher o ideal. Isso porque não entendem o quanto essa escolha é significativa e, justamente por isso, acabam cometendo falhas. Nesse processo, não basta criatividade, é preciso técnica que envolve estratégia para adequá-lo ao público-alvo, sendo diferente e atrativo. Por isso que ter um bom nome faz toda a diferença na alavancada para o sucesso do seu negócio. Ele é o responsável por individualizar e diferenciar a sua sorveteria da concorrência.

Como abrir uma sorveteria: a escolha do nome

Antes de conhecer algumas dicas, é necessário entender a importância do seu produto para o sucesso do seu negócio. É preciso focar no branding, ou seja, elaborar uma boa estratégia para um bom reconhecimento e criar um posicionamento importante e favorável, ao pensar em como abrir uma sorveteria. Desse modo, podemos dizer que o branding se trata de uma poderosa estratégia de marketing que divulga o seu produto, fortalecendo o vínculo com o foco principal da estratégia: os consumidores.

Para que sua campanha de branding seja bem sucedida é necessário conhecer a fundo o público-alvo de uma sorveteria. Quem são, do que gostam e como se comportam, tanto na hora do consumo quanto em seu dia a dia. Com essas informações é que será possível desenvolver estratégias que gerem resultados efetivos e impactem diretamente nas suas vendas.

Entre toda as etapas do processo de branding de uma sorveteria, a escolha do nome geralmente é a parte mais complexa. Isso porque está sujeita a diferentes interpretações pelos consumidores. Por isso, certos fatores merecem atenção na hora da decisão para o nome não ser mal interpretado:

1) Personificação da sua sorveteria

Ao pensar em como abrir uma sorveteria e conseguir gerar um bom nome para ela, você precisará usar a criatividade. Imagine-a como uma pessoa. Quais características definiriam essa “personalidade”? Ela seria criativa? Rápida? Organizada? Pense bem e vá colocando esses elementos no papel. Depois é só pensar em nomes ou associar palavras que remetam a esses valores, atitudes ou comportamentos que você espera dessa pessoa.

2) Não ser igual a todo mundo

Quando se pensa em como abrir uma sorveteria e escolher o seu nome, é normal ver o que está funcionando nesse setor e ter a vontade de copiar. O problema quando se copia o nome dos concorrentes, ou a construção que eles estão utilizando, é que o seu estabelecimento vai parecer igual ao deles. E o objetivo do nome é exatamente o inverso: criar um espaço único no mercado e mostrar por que você é diferente dos outros.

Evite copiar as construções da concorrência. O que você quer é encontrar o seu lugar dentro do mercado!

3) Não esquecer do que é importante para o seu público

Ao pensar em como abrir uma sorveteria e na escolha do seu nome, poucas vezes se pergunta o que é importante para o público em relação ao produto/serviço. O empreendedor acaba criando um nome baseado no seu sobrenome ou no nome da sua cidade, por exemplo. Isso sem pesquisar se é adequado ou não para o setor. Procure escolher nomes coerentes ao setor que estará inserido. Poderá começar a criar nomes que comuniquem essa mensagem, ou seja, você estará criando nomes de acordo com o que o público se importa, considerando seu produto/serviço. Desse modo,  facilitará a vida do cliente e aumentará a identificação da sua marca com seu produto, refletindo positivamente nas vendas.

4) Não ter medo de inventar

Em um mercado cada vez mais competitivo, com consumidores mais exigentes, a única opção é se diferenciar. Essa questão é fundamental porque os empreendedores querem seguir a linha mais segura, correndo menos riscos. Os nomes que mais se destacam são aqueles que se projetam de uma forma diferente dos outros. Os mais criativos, mais inteligentes, utilizando coisas que estão em contato com o seu público; com formas de comunicação carismáticas, divertidas, interessantes. O que não é condizente com a maioria dos nomes do mercado. A criatividade chama muito mais a atenção do público.

5) Detectar questões de fala e pronúncia

Quando pensamos em como abrir uma sorveteria, é normal pensar no nome, no produto, nos investimentos. Você acaba fazendo uma lista enorme de nomes e esquece de perceber se a pronúncia e a escrita deles são intuitivas. Isso é muito importante porque o consumidor não tem tempo para ficar entrando num jogo de palavras com nomes e tentar detectar como se fala ou como se escreve. Ele tem que ser o mais intuitivo possível. É muito importante que no final do processo, quando for analisar as suas opções de nomes, o seu público consiga reproduzi-lo com clareza, tanto na fala quanto na escrita. Até mesmo para poder indicar para outras pessoas ou, de repente, procurar na internet.  

Uma empresa com bons produtos e serviços, mas com um nome ruim, ainda assim pode prevalecer no mercado; mas para que criar um obstáculo para si mesmo? Não faz sentido.

Além disso, facilita a memorização do consumidor, que se recordará mais facilmente da sua sorveteria.

6) Criar o logotipo da sorveteria

Ao pensar em como abrir uma sorveteria, junto com a escolha do nome, pense também na representação gráfica, ou seja, no logotipo do seu negócio. O logotipo, muitas vezes, é mais visualizado do que o próprio nome da sorveteria. Muitos consumidores são capazes de identificar o estabelecimento apenas por essa representação. Por isso, solte a imaginação e crie um logotipo simples, inovador e de fácil reprodução.

7) Verificação do nome escolhido para a sorveteria

Após a escolha do nome para a sua sorveteria, verifique se ele já pertence a uma outra empresa. Veja se ele possui algum registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão brasileiro responsável por regular o registro de marcas e patentes. Caso não, registre-o para evitar possíveis plágios ou cópias.

Além disso, veja também se o nome que você escolheu possui algum domínio na internet. Isso porque, em um mundo digital como o nosso, ter um site é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Conclusão

Essas foram algumas das principais dicas de como abrir uma sorveteria e escolher o nome para ela. Espero que tenha te ajudado e que você escolha em excelente nome.

 Lembrando que, se a escolha for feita do jeito certo, despertará a atenção do público e colocará a sua sorveteria “no mapa”. Se fizer do jeito errado, ela se tornará “invisível”, será só mais um estabelecimento no mercado e chamará a atenção pelos motivos errados.

Aproveite a oportunidade e crie um nome de marca forte, se diferenciando no mercado. Não esqueça de que nome é um ativo constante. Ou seja, você o usará todos os dias pelo tempo que a empresa existir.

 Quando a sua sorveteria ou o seu produto oferecido forem mencionados e passarem uma boa mensagem, com um bom diferencial ou criar uma conexão com o seu público, você estará vendendo a imagem do seu estabelecimento e do seu produto, sem precisar investir um real em marketing. O nome da sorveteria é o que a colocará diante do consumidor. Desse modo, saber criar um bom nome é essencial para um empreendedor de sucesso.
Agora que você já sabe de algumas dicas de como abrir uma sorveteria e escolher o nome, clique aqui e veja gestão e questões legais para quem quer abrir uma sorveteria.