+55 (16) 3368-0000 polosulsc@polosulsc.com.br

O sorvete artesanal é uma tendência que já conquistou o Brasil e o resto do mundo. Com um público que entende cada vez mais que sorvete é uma sobremesa que pode ser consumida o ano todo, o mercado brasileiro oferece inúmeras oportunidades para esse segmento. Por isso, investir na sua produção é uma ótima opção para as sorveterias brasileiras. Você pode apostar em sabores de sorvetes nacionais ou em algo diferenciado. E aí, ficou interessado? Veja aqui 6 sabores de sorvete artesanal para te inspirar!

 

Sorvete artesanal x sorvete industrializado

O sorvete artesanal está longe de ser o vilão das dietas, pelo contrário, ele é um alimento completo. Diferentemente do sorvete tradicional industrializado, ele não leva conservantes, corantes, aromatizantes, nem gordura vegetal e hidrogenada em sua composição.  É feito com ingredientes naturais e frutas frescas, contribuindo para um sabor mais marcante, mais apurado. A consistência e a cremosidade desse sorvete são uns dos seus principais diferenciais.

 

 Por que investir no sorvete artesanal?

A gastronomia é um campo que cresceu muito nos últimos anos e, junto com ela, surgiu um consumidor cada vez mais exigente, que busca por coisas novas. O sorvete artesanal veio para satisfazer esse consumidor, pois é um produto que oferece bastante diversidade, agradando a todos os gostos e a todas as idades, além de ser um produto muito saudável.

Por ser um produto especial, que não é feito em série, mas em pequenas quantidades, seu valor é mais elevado do que o de um sorvete tradicional. No entanto, as pessoas se dispõem a pagar por ele, pois sabem que estão consumindo algo de excelente qualidade e que não vai prejudicar a sua saúde.  A produção do sorvete artesanal é certamente um diferencial para a sorveteria que o produz.

 

 Produção do sorvete

Para uma boa produção de sorvete artesanal é preciso possuir os itens necessários. Além de investir em  matéria-prima de qualidade, que resultará em um produto diferenciado e mais saudável, é necessário ter uma boa máquina de sorvete para esse fim, o que vai otimizar seu tempo e oferecer uma infinidade de sabores para a sua clientela. É um investimento que vai auxiliar na produção em grande escala e te ajudar a ter lucro de uma forma mais rápida.

Diante de tanta concorrência, para ser bem sucedido, é preciso entender o que o público quer. É fundamental que o produtor do sorvete artesanal tenha conhecimento daquilo que ele está produzindo. A forma como se faz o sorvete é o que tornará a sua sorveteria diferente das outras.

 

6 sabores de sorvete artesanal para te inspirar

 

1) Os clássicos

Mesmo com tanta variedade, os sabores clássicos continuam sendo a preferência dos clientes. Sabores de frutas como morango, coco, abacaxi, limão, uva, etc ainda são os mais procurados. Outro clássico que não perde a majestade é o nosso querido e amado chocolate. Sabor como o de brigadeiro está fazendo a cabeça dos chocólatras. Por ser feito com frutas e ingredientes sempre frescos, o sorvete artesanal pode ser considerado  inigualável. Para muitas pessoas, seu sabor supera o de qualquer sorvete industrial.

2) Frutas regionais exóticas

Uma ótima opção é a inclusão de frutas exóticas na criação do sorvete artesanal. A curiosidade dos turistas possibilita incluir sabores de frutas brasileiras regionais exóticas. Um dos sabores mais procurados é o de cupuaçu. Outro que também virou  queridinho é o de açaí. Ainda temos graviola, mangaba, cajá, seriguela… Uma infinidade de frutas encontradas em nosso diversificado país tropical, dando um autêntico sabor ao sorvete artesanal.

3) Mistura de frutas

Você pode mesclar frutas e criar sabores incríveis e diferentes. Morango com abacaxi, mamão com coco. Fica uma delícia! A combinação de coco com abacaxi, por exemplo, resulta em um sorvete refrescante, saboroso e que conquista muitos paladares. Há sorveterias, ainda, que estão apostando em novidades como o limão com framboesa. Quem experimenta não esquece! Use a sua imaginação e combine frutas para surpreender seus clientes com novos sabores.

4) Sabores importados

Uma aposta das sorveterias são os sabores de sorvete artesanal de outros países, principalmente os italianos. Muitos brasileiros que experimentaram a sobremesa afirmam que são sabores que dão um toque requintado ao paladar. Uma novidade é o “coconut ash”, uma mistura de coco com amêndoas. Dentre os mais famosos estão os de cioccolato (chocolate meio amargo), Fichi e Nocciole (figos e avelãs), mascarpone ( tipo de queijo cremoso) e pêra, pistache, dentre outros. Vale a pena experimentar!

5) Sabores light/diet/sem glúten/veganos

Como já foi dito, é preciso que você pesquise e estude receitas e ingredientes para dar identidade ao seu produto. Com um público com paladar tão variado e com dietas restritas, hoje em dia estão surgindo novas tendências de mercado. Sabores sem açúcar, sem lactose, sem glúten, com ingredientes orgânicos, naturais e também opções veganas são diferenciais na sua sorveteria. É só usar a criatividade e oferecer produtos exclusivos para conquistar novos clientes.

6) Sabores inusitados

Você já ouviu falar em sorvete artesanal detox? Pois é, ele existe! As sorveterias estão se superando a cada dia com novos sabores. Ele é feito com ingredientes como gengibre, abacaxi e limão. E o melhor: é zero açúcar. É como um suco verde gelado, com o sabor doce do abacaxi. Há também outras novidades, como o sorvete de melancia, melancia com manjericão, limão com manjericão, iogurte com mirtilo, abacaxi com hortelã. Ótimas opções para quem gosta de experimentar coisas novas sem perder a forma.

 

Vale a pena investir em sorvete artesanal?

Para quem deseja investir nesse mercado, é preciso ser criativo e ousado. O principal desafio é manter a qualidade e a variedade dos produtos para que a sua sorveteria não seja apenas mais uma. O segredo do sucesso da produção do sorvete artesanal é ser diferente.

Isso pode estar relacionado à apresentação de uma forma chamativa, a uma textura especial, a sabores exóticos… Enfim, o importante é inovar e experimentar! Ter boas receitas vai te ajudar bastante; e ser criativo vai fazer com que seu negócio expanda ainda mais.

 

 Conclusão

Seja no copinho ou na casquinha, com frutas em calda, frutas secas, castanhas, nozes, avelã, amendoim ou pistache, o sorvete artesanal sempre cairá bem. Use a sua imaginação, pegue o que já existe e deixe com a sua cara. Vá criando sabores até chegar a algo que seja só seu! Esteja certo de que seus clientes vão se surpreender e sua sorveteria nunca mais será a mesma!

Agora que você já conhece alguns sabores de sorvete artesanal prata te inspirar, clique aqui e saiba por que o sorvete artesanal é mais saboroso!