Toda decisão envolve uma série de restrições, recomendações e necessidades. No caso da fabricação de sorvetes, engana-se quem pensa que para começar é preciso uma super fábrica, imensa em tamanho e em produtividade, e recheada de maquinários diversos. É claro que uma oportunidade dessas seria ótimo, mas, como já dissemos, não é uma necessidade.
No entanto, o planejamento de uma unidade de fabricação de picolés é importante. Afinal, tudo o que é realizado com organização e elaboração tende a ter um resultado melhor. Por isso, no post de hoje, você poderá conferir as 4 coisas que você precisa ter para fabricar picolés! Confira.
1) Espaço adequado
O espaço ideal nem sempre quer dizer o maior espaço. Você pode, tranquilamente, iniciar com um espaço mais reduzido e ampliar quando for necessário. Mas é preciso considerar algumas coisas na hora de definir o ambiente ideal para instalar a sua produção de picolés. Vale lembrar que algumas condições básicas de higiene são necessárias e, por isso, o espaço deve contemplar detalhes como uma área independente para recebimento e armazenagem de mercadorias — as prateleiras, inclusive, precisam estar a pelo menos 25 centímetros de altura do chão —, área separada para produção e manipulação de alimentos e também uma outra, à parte, para higiene e armazenamento de utensílios.
Outras restrições também se aplicam, como:
- pisos, paredes, tetos, portas e janelas revestidos de material liso, de cor clara e impermeável;
- boa iluminação;
- boa ventilação.
Além disso, o espaço deve comportar, de maneira confortável, tanto as máquinas quanto quem vai operá-las! Por isso, considere quais equipamentos farão parte da sua produção e quais são as medidas de cada um!
2) Necessidades específicas
Observe também as especificidades que cada máquina demanda. Por exemplo, há produtoras de picolé — especialmente as que têm maior capacidade de produção — que precisam de torre de resfriamento. Isso porque essas máquinas maiores tendem a produzir bastante calor durante a fabricação dos picolés, sendo necessário eliminar esse ar quente de alguma maneira.
Assim, no caso dos equipamentos que precisam desse acessório, é preciso contar com um espaço adequado para a instalação da torre.
3) Medida dos equipamentos
A escolha das máquinas está diretamente relacionada à questão do espaço. Antes de mais nada, é preciso analisar cautelosamente a demanda que se tem, a fim de identificar qual capacidade de produção melhor atende o seu modelo de negócio. A vantagem é que há várias opções: das que produzem 200 picolés por hora até aquelas com capacidade para 10.000! Paralelamente, o tamanho das máquinas também aumenta: de 68 centímetros frontais até 6 metros.
4) Peso dos equipamentos
Se os seus equipamentos ficarão em mezaninos ou andares, por medidas de segurança, é bom se atentar ao peso das máquinas. Ele também varia de acordo com a capacidade de produção e alguns lugares têm uma capacidade específica quando o assunto é peso. Pode parecer bobo, mas uma produtora de 10.000 picolés/hora pode pesar mais de 1 tonelada e meia!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que deve receber atenção na hora de estruturar o seu sonho de fabricar picolé, é hora de estudar a área e ficar por dentro de tudo o que envolve o mundo dos sorvetes. Temos 2 posts que podem te ajudar: um deles fala sobre quais máquinas são necessárias para uma produção completa de picolés e o outro trata da importância de acelerar a sua produção e como isso pode fazer a diferença no final das contas!