As mudanças climáticas que ocorrem no mundo inteiro estão mudando a forma de consumo em vários segmentos. São mais viagens para a praia, produção de roupas mais leves, preferência por alimentos refrescantes. No Brasil, o consumo de sorvetes e picolés, por exemplo, atingiu um aumento de quase 80% apenas nos últimos dez anos. No entanto, o número de fabricantes ainda é baixo em relação à demanda do mercado. Segundo pesquisas da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS), apenas 10 mil fabricantes atuavam no país em 2014. A partir disso, o setor de sorvetes apresentou grande potencial para expansão e tem se tornado uma oportunidade rentável de trabalho.
Sorvetes, picolés, açaí, paletas, sundaes. A variedade de opções, formatos e sabores tem atraído tanto consumidores quanto investidores para o mercado. Na rua e em praças de alimentação, sorveterias são sempre comuns. Por isso, investir na produção de sorvetes e picolés é uma alternativa para escapar da crise e, ao mesmo tempo, se estabilizar em um negócio lucrativo.
Invista em sorvetes: são alimentos atemporais
A questão do tempo, no entanto, é um empecilho que precisa ser superado por aqui. Segundo a ABIS, apesar dos números positivos de consumo do alimento em relação aos últimos dez anos, o Brasil aparece atrás de países com clima predominantemente frios, como Suíça, Canadá e França. Isso ocorre porque a cultura brasileira passou a associar alimentos gelados com períodos de muito calor. A partir dessa realidade, fabricantes e comerciantes têm buscado mostrar novas faces do produto. Em muitos locais, sorvetes já são servidos como sobremesas, muitas vezes acompanhados de alimentos mornos, como tortas, bolos e crepes.
As alternativas de produção também são as mais variadas. Há sorvetes e picolés veganos, sem lactose, e sabores considerados exóticos. As versões premium e artesanais, mais sofisticadas e com um ar “gourmetizado”, trazem inovação e criatividade para o mercado. Em contrapartida, atraem a curiosidade dos consumidores. As opções costumam ser mais caras, gerando uma margem de lucro bem maior, considerando os produtos que são utilizados na fabricação.
Por que montar a própria fábrica e investir no negócio de sorvetes?
Iniciar um novo negócio demanda dedicação e, sobretudo, planejamento. Um mercado em expansão como o de sorvetes vai além da comercialização entre atendente e cliente. Tudo começa na linha de produção: máquinas, cursos, mão de obra, criatividade. Um fabricante de sorvetes precisa apresentar e vender conceitos que podem estar associados, inclusive, a questão do produto não ser um alimento apenas para quem estiver com calor.
A forma de distribuição também apresenta crescimento, o que favorece mais ainda o investimento na fabricação de sorvetes e picolés. O que antes se restringia a sorveterias, padarias e restaurantes, hoje já atinge também o mercado de eventos. Muitas empresas do segmento criam parcerias com fabricantes de sorvetes e picolés para oferecerem serviços em pacotes de Buffet para os clientes. Com isso, casamentos, formaturas, festas de debutantes e até eventos maiores, como shows e feiras, já enxergam o alimento como algo que possui espaço além do comércio de rua e shoppings. Ou seja: se você está pensando em se inserir no mercado de sorvetes, saiba: a escolha é bastante promissora!
pretendo montar uma sorveteria
ola gostaria de ter um orçamento
Qual o valor de uma máquina de sorvete italiano gostaria de um orçamento