Negócios que envolvem alimentação costumam resultar em bons ganhos quando se presta atenção em alguns detalhes essenciais que irão atrair o consumidor e fazer com que ele volte novamente.
O mesmo acontece com quem deseja vender sorvete, um doce que é procurado em qualquer época do ano e conta com um aumento de vendas no verão. Se a sua ideia é entrar nesse ramo (ou mesmo se você já faz parte dele), é hora de descobrir como ter uma sorveteria de sucesso e conquistar seus clientes.
A experiência do cliente é o que define o seu negócio
Por mais que trabalhar em divulgação seja uma das regras para quem deseja aprender como se dar bem com uma sorveteria, o sucesso de seu negócio vai depender dos seus clientes.
São eles que irão dizer – e divulgar através das mais variadas formas – se o local merece uma visita e se a sorveteria é boa ou ruim. Se a experiência for boa a tendência é que cada vez mais pessoas queiram conhecer o seu produto. Agora se a experiência for ruim para alguém, vai ser preciso certo esforço para reverter essa imagem.
Confira agora dicas de como abrir uma sorveteria de sucesso e entenda o quanto cada uma delas impacta na experiência do consumidor:
4 dicas de como abrir uma sorveteria de sucesso
1. Qualidade do produto
Uma sorveteria vende sorvete e essa é uma observação lógica sobre o seu negócio. Agora, para ganhar os clientes é preciso um diferencial e esse diferencial pode (e deve!) ser a qualidade do produto.
Quando um consumidor experimenta algo de qualidade, ele tende a voltar a comprar naturalmente, sem que seja preciso ficar insistindo. Ele adquire seu sorvete porque sabe que é realmente bom, e não apenas OK.
Sendo assim, é preciso trabalhar com produtos de qualidade. Vai produzir seu próprio sorvete? Escolha o que há de melhor em matéria prima.
2. Escolher uma boa localização
A localização do negócio também faz parte das dicas de como ter uma sorveteria de sucesso. É preciso conhecer o público-alvo em que se deseja apostar e estar o mais próximo possível dele. Além disso, locais de difícil acesso ou que façam o espaço passar despercebido devem ser descartados.
Inclusive, estar mal localizado pode ser um motivo de críticas por parte do cliente, já que torna a experiência dele ruim. “Seu sorvete é incrível, mas sua sorveteria está num local de difícil acesso ou fora da minha rota” pode ser uma das reclamações por parte dos consumidores.
Defina quem será seu público-alvo principal, pesquise sobre ele e saiba locais onde mora e frequenta e, então, escolha a localização de sua sorveteria.
3. Tratar bem o cliente
Como se trata de um negócio que irá envolver contato direto com o cliente, o atendimento também é essencial para garantir seu sucesso. Esteja aberto a ouvir críticas, mantenha funcionários sempre dispostos a ajudar e responder toda e qualquer dúvida.
Um atendimento ruim costuma manchar facilmente a reputação de uma empresa e o cliente fará questão de propagar isso para outras pessoas, além de deixar de frequentar o local, por mais que o produto possua qualidade.
4. Manter funcionários sempre treinados
O modo como a equipe da sorveteria lida com os consumidores, como já dissemos, interfere na experiência de compra do cliente. E, por isso, nem só de simpatia vive um bom atendimento: de nada adianta o seu funcionário ser extremamente cordial, se ele não não faz a menor ideia do que está fazendo ali. O ideal é manter uma equipe sempre treinada e atualizada, que saiba lidar com adversidades, resolver problemas e responder a dúvidas.
Agora que você já tem algumas dicas de como pode trabalhar melhor o sucesso da sua sorveteria, é hora de colocar tudo em prática e ver acontecer! Quer saber mais sobre dicas de sorveteria e produção de sorvetes?