+55 (16) 3368-0000 polosulsc@polosulsc.com.br

Não é difícil encontrar por aí textos e mais textos falando sobre o poder que os brasileiros têm de inovar e ser criativo. Também é bastante comum que nós sejamos considerados um perfil extremamente empreendedor. E, como sabemos, a união dessas duas coisas costuma ser bastante promissora!

No mundo dos negócios, fala-se a todo momento do poder da inovação. Mas o que é, exatamente, inovar? E por que isso é tão importante? No post de hoje, a conversa é exatamente sobre isso!

O que é inovar?

Em um primeiro momento, inovar é facilmente confundido com variedade de produtos, sobretudo no ramo alimentício. Mas a verdade é que, definitivamente, o processo de inovação não se resume a isso. É claro que a questão dos produtos oferecidos, em qualquer meio de atuação, é uma das temáticas em voga no assunto, mas ela é apenas uma entre as diversas outras.

Para saber o que é inovar, é preciso entender primeiro sobre o comportamento do consumidor. Nada mais justo, já que tanto os produtos quanto a sua estratégia e o seu negócio estão trabalhando para e pelo cliente.

Comportamento do consumidor

Desde os primórdios do marketing, é válida a premissa de que a melhor experiência de compra e relação consumidor-produto é aquela na qual se estabelecem vínculos entre empresa/produto e cliente por meio de emoções e sensações.

E para entender melhor o perfil do seu cliente, a fim de agir diretamente naquilo que fará com que ele compre, há uma série de maneiras de se chegar às informações valiosas. De formulários a pesquisas, passando por levantamentos e atendimentos via SAC, a mais eficiente maneira de compreender o comportamento e as necessidades do consumidor é na base da observação e das estratégias de empatia.

Observe como seus clientes usufruem do seu produto ou serviço e tente compreender quais necessidades não sanadas ainda restam e também como seria possível aprimorar tudo ainda mais. O que seu cliente busca quando chega até você? Quais são suas queixas mais comuns? E os elogios? Quais são as solicitações mais recorrentes? Como eles fazem uso do seu produto ou serviço? Observe e se coloque no lugar do seu cliente.

Inovar é exatamente isso: atender às necessidades dos clientes — tanto as que eles sabem que têm quanto aquelas que eles nem imaginam ter. Trabalhando nas necessidades das quais se tem conhecimento, você garante a conquista e a fidelização; agindo sobre as necessidades que o consumidor ainda não se deu conta de que tem, você garante a surpresa.

Por que é tão importante inovar sempre?

Sabe-se que o comportamento do consumidor é, em suma, o que dita as regras quando o assunto é empreender. Como se já não bastasse tanta responsabilidade sobre isso, ainda há o fator que complica ainda mais a situação: esse comportamento muda a todo instante. E é exatamente por isso que a inovação se faz necessária de modo constante.

São vários os fatores que influenciam na mudança do comportamento do consumidor; da internet às mudanças de poder social e aquisitivo, toda a experiência que um cliente tem na pré-venda, durante a venda e também na pós-venda estão em constante atualização.

Por isso, inovar é mais do que importante. Uma estratégia de inovação que há 5 anos era mais do que eficiente, hoje já pode não fazer sentido algum. Por isso, a atualização deve ser diária!

Apesar de assustar no início, inovar a sorveteria pode ser um bom negócio. Como muita gente acredita que o sorvete é uma sobremesa sazonal, investir em novos produtos é uma forma de garantir que o seu estabelecimento faça sucesso em qualquer estação, não apenas no verão.

Se a sua sorveteria fizer sucesso, a visita ao seu estabelecimento será igual à ida a um restaurante. A inovação será o seu grande triunfo. O público ficará feliz com a experiência  e não se importará em esperar um tempo mais longo para que um prato mais especial seja preparado.

6 itens para inovar a sorveteria

1) Doces

Doces agradam qualquer paladar e podem ser servidos junto com o sorvete, principal produto do seu negócio. Sobremesas como brownies e waffles, tiramisu e panini gelado podem ser combinadas com qualquer sabor de sorvete.

Há também sobremesas que podem ser consumidas com e sem sorvete, mas que fazem bastante sucesso em qualquer época do ano. É o caso dos crepes suíços, panquecas doces e tortas. Típicos de cafeterias, são produtos baratos e fáceis de serem produzidos, mas que dão um bom retorno.

2) Chocolate

Esse complemento não tem erro: é sucesso certo na hora de inovar qualquer sorveteria. O estabelecimento pode servir a bebida com receitas variáveis. Uma boa forma de divulgação é deixar uma cascata de chocolate exposta na entrada. Ela pode banhar frutas e biscoitos, vendidos em porções individuais ou no peso. Também podem ser servidos bolos, tortas e mousses, todos a base de cacau. No inverno, as sorveterias podem incentivar o consumo de chocolate quente e fondue de chocolate com sorvete.

3) Lanches salgados

Você também pode servir lanches leves na sua sorveteria. Monte um cardápio a parte, com opções algumas opções salgadas. Isso aumentará o leque de produtos oferecidos na sua sorveteria e agradará ao paladar dos brasileiros, que preferem comer algo salgado antes do doce. Ao contrário do que ocorre nos outros países, o sorvete não é visto no Brasil como prato principal, apenas como sobremesa.

No caso de servir lanches, é melhor evitar as frituras, pois elas podem deixar cheiro nos sorvetes; ou então fazê-las em um local mais reservado. O melhor é servir quiches assados, crepes, tortas salgadas ou até mesmo pizzas em cone, que imitam o formato de sorvete e costumam ter boa saída até mesmo no inverno.

4) Cafés

O café é o queridinho dos brasileiros e pode ser uma ótima opção para inovar a sorveteria. Ele pode ser utilizado como ingrediente principal do sorvete ou como complemento. Clássicos como café expresso ou drinques feitos a base do grão do café são uma ótima pedida para acompanhamento de um bom sorvete. Esse hábito, típico dos italianos e dos argentinos, está se popularizando no Brasil.

Algumas sorveterias também apostam no café na casquinha comestível. A sobremesa pode ser consumida com sorvete e com petit gateau. Em outras sorveterias, é possível provar uma boa variedade de drinques que unem a bebida e o sorvete, como o clássico Affogato.

5) Milk Shake

O milk shake é um produto versátil e pode complementar qualquer negócio; na sorveteria ele é um item clássico. Para produzi-lo, você não precisa de muitos equipamentos. Um batedor de milk shake de boa qualidade, pode cumprir bem a tarefa e trazer bons resultados. Você também não gastará muito na produção da sobremesa, já que os itens utilizados na sua preparação já estarão disponíveis na sua sorveteria.

6) Açaí

Mais um produto amado dos brasileiros e que pode fazer a diferença na hora de inovar a sorveteria. Ele pode ser servido na casquinha ou em potinhos, sozinho ou acompanhado de outros ingredientes como companhia do sorvete expresso tradicional, frozen yogurt, leite condensado, frutas e granola.  O açaí é um produto simples, de baixo custo, mas que rende uma ótima lucratividade.

Assim, tomada a decisão de inovar, é preciso pensar nos equipamentos. Confira abaixo todos os detalhes sobre a linha completa de máquinas Polo Sul que podem te ajudar nessa inovação!

Quais máquinas podem me ajudar a inovar?

1. Envazadora de copos e potes de sorvete

Uma das vantagens desse equipamento é permitir que o seu cliente leve para casa o seu sorvete! Com ele, você poderá envazar o seu gelado em copos e potes, além de poder soltar a criatividade e inovar na combinação de sabores. A Polo Sul conta com uma tecnologia de ponta que permite o envazamento, ao mesmo tempo, de até 3 sabores por pote. Assim, você pode comercializar sorvetes do tipo Napolitano e também desenvolver suas próprias combinações!

2. Incorporadores de recheio

Já pensou em produzir sorvetes com os mais variados tipos de recheio? De caldas até pedaços de chocolate e frutas, você pode comercializar opções diferentes e com incríveis combinações. Já pensou no sucesso que seria um sorvete com pedaços de morango e de chocolate branco? E um com uma generosa calda de chocolate incorporada à massa? Na Polo Sul, você pode desenvolver combinações únicas com os 3 modelos de incorporadores de recheio:

    • Incorporador de Recheio Líquido PSIL 300 e PSIL 1000: para produzir combinações com recheios líquidos.
    • Incorporador de Recheio Sólido PSIL 600 e PSIL 1200: para comercializar sorvetes com recheios sólidos.
  • Incorporador de Recheio Líquido e Sólido PSIS 500 e PSIS 100: com os dois modelos em uma máquina só, você produz sorvetes com recheios líquidos e sólidos.

3. Desmoldador e Banho Skimo PSBM 100

O desmoldador é para quem ama fabricar picolés. Com esse equipamento, você pode fabricar picolés com banho de chocolate! Do tradicional skimo até picolés com chocolate branco, por exemplo, as opções são do tamanho da sua criatividade! A qualidade do equipamento é inegável: este e todos os outros equipamentos da Polo Sul contam com revestimento em aço inoxidável AISI 304, além de alumínio proveniente de Lingote, motores WEG e SEW e isolamento térmico em poliuretano expandido.

4. Produtoras Expresso Açaí

Se você já trabalha com sorvetes do tipo soft, provavelmente sabe o sucesso que eles fazem. Agora imagine uma máquina que une a qualidade e a maciez desse tipo de sorvete à tendência do açaí. Com as produtoras Polo Sul, você pode fabricar sorvetes expressos de açaí, seja na casquinha ou no copinho. Há modelos para todo porte de produção:

    • Produtora Expresso Açaí PSOFT Açaí 180: produza até 180 casquinhas por hora!
    • Produtora Expresso Açaí PSOFT Açaí 300: conte com até 300 casquinhas por hora!
  • Produtora Expresso Açaí PSOFT Açaí 500: em uma hora, fabrique até 500 casquinhas!

5. Batedor de Milk Shake

A maior vantagem de comercializar milk shake é a praticidade e a variedade de sabores que se pode criar para a bebida. Para que a mágica aconteça, basta que você tenha um batedor de milk shake à sua disposição. A Polo Sul traz para seu batedor de milk shake toda a qualidade e tecnologia típicas de suas máquinas: o equipamento conta com rampa de aceleração para evitar respingos, velocidade de 7.000 rpm e motor com rolamentos. Assim, você produz um milk shake de qualidade, com toda a praticidade e rapidez que o seu negócio merece!

Agora que você já sabe como inovar o seu negócio e lucrar ainda mais, acesse o site da Polo Sul Máquinas para Sorvetes e confira os modelos que farão a sua sorveteria decolar!